O mercado de jogos online passou por diversas mudanças nos últimos anos. Uma delas foi o aumento na procura por jogos mobile. Hoje em dia, os celulares fazem parte do nosso cotidiano e são a fonte preferida de entretenimento de muitos brasileiros.
Diante da crescente popularidade dos jogos mobile, não é surpresa que grandes empresas já estejam voltando seus investimentos para esse mundo. Contudo, nesse espaço tão competitivo, será que os desenvolvedores independentes estão prosperando? Leia o nosso artigo completo e confira a resposta para essa pergunta!
Desvendando o sucesso dos jogos mobile
De acordo com uma pesquisa da Games Brasil, 3 em cada 4 brasileiros consomem jogos eletrônicos. Atualmente, mais de 70% dos brasileiros jogam em dispositivos móveis. Esse número surpreendeu especialistas e continua a crescer em proporções nunca antes vistas.
O sucesso dos jogos mobile não se estende apenas para clássicos como Candy Crush, como também para jogos de cassinos do 10bet, jogos NFT e outras modalidades que fazem sucesso entre os entusiastas de iGaming no Brasil.
Há muitos motivos por trás desse astronômico sucesso dos jogos para dispositivos móveis. Para começar, os jogos para smartphone têm uma escalabilidade muito maior que a de videogames, por exemplo. Afinal, grande parte da população brasileira possui dispositivos móveis, enquanto apenas uma parcela selecionada dos brasileiros possui videogames.
Outro motivo que impacta o sucesso dos jogos mobile mundialmente é a evolução da tecnologia nas últimas décadas. Hoje, é possível acessar jogos com cloud gaming, jogos free-to-play, que são gratuitos, play-to-earn, onde é possível coletar tokens que valem dinheiro, eSports e muitas outras variantes.
Por fim, um outro elemento poderoso na sociedade atual impacta bastante o sucesso recente dessa indústria: as redes sociais. Existem diversos influenciadores de jogos, ou gamers, que compartilham suas experiências com jogos mobile e incentivam outros jogadores a experimentar. Assim, a comunidade de fãs de jogos de dispositivos móveis só cresce.
5 desenvolvedores independentes de sucesso no meio de jogos mobile
-
Cat Nigiri
A Cat Nigiri foi co-fundada por Nando Guimarães em Florianópolis e entrou no mercado nacional logo depois com o jogo Dino Zone, um jogo mobile envolvente e divertido. A empresa lançou seu segundo jogo logo depois e foi tão bem-sucedida que ganhou um prêmio por ele, mas ainda precisa lidar com os desafios da busca por investimento com os quais muitas empresas independentes batalham no começo.
-
ASKIISOFT
A ASKIISOFT é uma empresa baseada em Delmar, Nova York. Ela ainda é relativamente nova no mercado, tendo lançado seu primeiro jogo de sucesso apenas em 2019. Desde então, seu mais famoso jogo mobile foi o Pocket Squirrel. Além de desenvolver jogos mobile, a companhia também tem opções de jogos para computador.
-
Blendo Games
A Blendo Games é uma desenvolvedora independente de jogos que surgiu no mercado em 2009. Ao longo de mais de 10 anos de história, a empresa já lançou alguns jogos fascinantes que vale a pena conferir, como Flotilla, Atom Zombie Smasher e Quadrilateral Cowboy. E ela já anunciou que está produzindo um novo jogo.
-
Extremely OK Games
A Extremely OK Games revolucionou o mercado de desenvolvedores independentes ao adotar um formato totalmente remoto de trabalho e dispensar uma sede global. Desde que o seu jogo mais famoso, TowerFall: Ascension, ganhou o coração dos jogadores ao redor do mundo em 2013, a marca já lançou vários jogos interessantes e visualmente complexos.
-
Mobius Digital
A Mobius Digital foi fundada em 2013 em Los Angeles, na Califórnia, e está prosperando desde então. Apesar de ainda não ter um catálogo muito extenso de jogos, essa empresa que começou como a ideia de um universitário já lançou experiências móveis memoráveis em jogos como Outer Wilds, dentre outros.
A indústria de desenvolvimento de games no Brasil
Como podemos ver, mesmo que grandes empresas estejam investindo na indústria de games móveis, ainda há muito espaço para outros desenvolvedores independentes que desejam deixar sua marca, não apenas em mercados internacionais, como também no Brasil.
Um dos maiores desafios para os desenvolvedores independentes de jogos para dispositivos móveis brasileiros é encontrar investimento. Como a indústria nacional ainda não é tão forte no mercado, os potenciais investidores ainda têm ressalvas, mas isso vem mudando gradativamente nos últimos anos. E isso nos leva a acreditar que o cenário de iGaming nacional está no caminho para se tornar mais forte do que nunca.
Conclusão
Os desenvolvedores independentes estão prosperando no cenário de jogos mobile e isso é inegável. Hoje, muitas startups que entram nessa indústria enfrentam desafios para conquistar seu espaço, mas não faltam oportunidades de crescimento e certamente não faltam jogadores interessados em conhecer novos jogos de entretenimento online.