Recentemente a EA Sports anunciou a inclusão de seleções femininas no jogo FIFA 16, a nova edição da franquia futebolística de maior sucesso no mercado dos jogos eletrônicos. Em meio ao escândalo das notícias envolvendo a entidade máxima do futebol, essa notícia trouxe reações de diversos tipos pela internet como machismo, piadas (algumas boas, outras sem graça) e uma pequena dose de hipocrisia.

FIFA16_XboxOne_PS4_Women_ChristineSinclair_HR

A grande realidade até o momento não diz respeito à qualidade do jogo, que está a alguns meses de estrear. Veja as repercussões de alguns usuários no Twitter:

A ‘zoeira’ é algo inerente à internet. Claro que ela não se resume a Twitter apenas, mas podemos ter uma boa noção do comportamento humano com base nessa rede social. Aparentemente muitas pessoas estão absorvendo as piadas como um machismo absurdo, mas a maioria tem apoiado essa inclusão. Piadas que se referem à mulher no futebol como um ser ignorante (não entender de impedimento, por exemplo) são completamente batidas e sem graça, já que é fato que há muitas mulheres entendidas sobre o assunto e com capacidade de ensinar muitos homens por aí. Já piadas relacionadas a comportamentos tradicionalmente femininos (como se atrasar para entrar em campo pois está se maquiando) não fazem mal a ninguém, e algumas são até engraçadas. Trata-se de um campo delicado. É até questionável a estratégia, já que não devem ser muitas as mulheres que jogam vídeo game e são fãs de futebol ao mesmo tempo (especulando), mas ao mesmo tempo pode ser um belo ponto de partida para atrai-las ao universo “fifeiro”. Pelo menos a curiosidade já foi despertada. Em resumo, tem mais gente gostando do que chiando. Então nos resta aguardar pela E3 em junho para ter uma dimensão maior sobre como será implementado o(s) modo(s) feminino de FIFA 16. É cabível acreditar que a Eletronic Arts não colocaria essa novidade caso não tivesse condições de desenvolver algo relevante, mesmo levando em conta os bugs prováveis de quase todas as novidades que os novos jogos trazem. Um grande progresso para as mulheres foi dado essa semana, tanto para a representatividade do sexo feminino no futebol, quanto para as garotas que gostam de jogar vídeo game e amam esse esporte. A E3 2015 acontece em junho, enquanto FIFA 16 tem seu lançamento agendado para o dia 22 de setembro de 2015.