e-sports e-sports

O crescimento estrondoso de mulheres nos esportes eletrônicos vem chamando a atenção

Até pouco tempo, o mercado de jogos eletrônicos contava muito mais com a presença do público masculino. Contudo, com o passar dos anos, o que se percebe é um aumento estrondoso de mulheres interessadas em se dedicar ao mundo eletrônico esportivo. Para se ter uma ideia, no Brasil, foi realizada uma grande enquete para constatar o tamanho do público feminino que desempenha algum esporte eletrônico. O resultado dessa pesquisa deixou o mundo de boca aberta, pois, até então, não se tinha um panorama sobre o real crescimento de jogadoras brasileiras de eSports, pois, mais de 51,4 % dos jogadores nacionais de eSports são integrantes do público feminino. Isso é uma amostra de como a mulher está, cada vez mais, conquistando o seu justo espaço.

Por falar nisso, os esportes eletrônicos estão, a cada dia mais, conquistando o coração dos brasileiros apaixonados por eSports, muitos jogadores, aqui do Brasil, estão se cadastrando nas principais casas deapostas online para escolher o seu esporte eletrônico favorito, tudo para se divertir e tentar faturar uma graninha com o seu melhor palpite. E as mulheres estão fazendo total diferença, pois, nos dias atuais, existe até equipe feminina que está fazendo parte de um dos maiores eventos de eSports do país, o Closed, um torneio em que há participações de homens e mulheres.

Analisando o cenário dos amantes de jogos eletrônicos, até pouco tempo atrás, os jogos eletrônicos eram consumidos, em sua grande maioria, pelo público masculino e quase não se via mulheres aderindo a essemundo dos eSports. Ainda nesse sentido, se pararmos para avaliar os grandes times mundiais que disputam torneios de eSports, podemos encontrar, facilmente, o nome de grandes jogadoras como a Daiki, também conhecida por Natália Vilela, que, com menos de 20 anos de idade, veste a camisa do grandioso Valorant.Daiki é considerada uma das melhores jogadoras do time.

O que as jogadoras estão sentindo diante dessa grande conquista inclusiva

Uma das melhores jogadoras do mundo, a brasileira Daiki, relata que é merecedora de toda a colheita que vem realizando, pois ela realiza um treinamento diário intensificado juntamente com as suas parceiras de time. O treinamento é focado em descobrir novas táticas para os jogos eletrônicos de Valorant. Daiki, diante de um simples passeio pelas ruas de sua cidade, sempre ouve alguém dizendo que ela é um orgulho para todas as mulheres, pois serve de inspiração para várias crianças e adolescentes mulheres que sonham em se profissionalizar nos jogos eletrônicos.

E o sentimento ao ouvir esses elogios é contagiante, diz a jogadora, ela disse que sente a sensação de que está no caminho certo, sente-se realizada e motivada a inspirar ainda mais as meninas a praticarem e se esforçarem para conquistar o seu espaço, segundo Daiki, o que falta nas jogadoras brasileiras é um pouco de experiência, pois, há muitas jogadoras iniciantes e talentosas no país.

Maiores torneios de eSports mundiais é o sonho de muitas garotas brasileiras

Muitas garotas do Brasil estão se dedicando cada vez mais para poder, num futuro próximo, participar dos maiores torneios de esportes eletrônicos realizados em todo o mundo. Para quem não conhece, segue uma lista com alguns dos mais importantes torneios de eSportes do globo:

  • Para quem gosta de LoL, o maior torneio mundial é o Worlds;
  • A maior competição de Counter Strike é a BLAST Major Paris
  • O MSI é considerado o top dos Campeonatos de LoL

Além desses torneios mundiais, há ainda outros campeonatos muito importantes e disputados em todo o mundo, como exemplo o MLBB SEA Cup, o LCK Summer, o M5 World Championship, dentre outros mais.

Torneios de esportes eletrônicos mais visualizados do planeta

Existem muitos jogadores e jogadoras brasileiros apaixonados em acompanhar aos jogos eSports. Nesse sentido, é importante destacar, aqui, sobre a relação dos esportes eletrônicos mais acompanhados pelos brasileiros. Assim, conforme os dados obtidos por uma pesquisa realizada em território nacional, foi possível constatar que, dentre os eSports mais assistidos, estão:

  • Valorant Champions, com uma popularidade gigantesca de horas de acompanhamento que ultrapassam 50 milhões de horas assistidas no ano.
  • LCK Summer é um torneio mundial ainda mais assistido, possui uma estimativa de mais de 72 milhões de horas assistidas;
  • O famoso M3 World Championship é considerado avassalador, pois, durante o ano, já conseguiu ultrapassar a marca de mais de 65 milhões de horas de pessoas assistindo;
  • O The internacional é ainda mais surreal, pois a meta de horas assistidas está batendo recorde, com um total de mais de 110 milhões de horas;

Por fim, de acordo com a apuração, o torneio mais popularizado de esportes eletrônicos, até o momento, é o famoso League of Legends World Championship. Para se ter uma pequena noção, esse torneio conseguiu bater a meta de qualquer outro jogo eletrônico, alcançando a incrível marca de quase 200 milhões de horas acompanhadas.