Unity Unity

Unity decide taxar instalações de jogos e revolta desenvolvedores

A Unity anunciou uma medida que não é nada agradável para os desenvolvedores de jogos.

Segundo a plataforma, a partir de 2024, todos os jogos desenvolvidos com o motor gráfico Unity e disponíveis em serviços (como o PS Plus e Game Pass, por exemplo) terão que pagar uma porcentagem dos lucros à empresa na primeira vez que o jogo é instalado. A priori, a medida foi anunciada para cada downloading realizado – o que gerou revolta na comunidade de jogos, principalmente com desenvolvedores.

“Estamos introduzindo uma taxa de tempo de execução do Unity que se baseia cada vez que um jogo qualificado é baixado por um usuário final”, compartilhou a empresa em seu blog. “Escolhemos isso porque cada vez que um jogo é baixado, o Unity Runtime também é instalado. Também acreditamos que uma taxa inicial baseada na instalação permite aos criadores manter os ganhos financeiros contínuos do envolvimento dos jogadores, ao contrário de uma partilha de receitas”.

Isso é uma preocupação com os estúdios e pequenos desenvolvedores, que temem receber uma conta que poderão pagar. Garry Newman, desenvolvedor do ação-aventura e sobrevivência Rust, comentou “a Unity [quer] que comecemos a pagar a eles US$ 200 mil por mês”. No entanto, caso a medida for real, a desenvolvedora Facepunch Studios teria que pagar mais de US$ 410 mil.

“A Unity pode começar a cobrar um imposto por instalação? Eles podem fazer isso unilateralmente? Eles podem cobrar o que quiserem? Eles podem adicionar rastreamento de instalação ao nosso jogo? Temos que confiar no rastreamento deles?”, comentou Garry.

Carla Gabriela, desenvolvedora do ótimo jogo Bem Feito, também falou a respeito da decisão, colocando que os desenvolvedores que vão “sofrer um novo ostracismo e vai ficar só os indie AA (e poucos!) no páreo”.

A Unity já retificou algumas questões, mas mantém o discurso que irá cobrar uma comissão pelo primeiro downloading. Os jogos que estiverem disponíveis no PS Plus e Game Pass, a empresa comunicou que a taxa será cobrada à dona do serviço e não do criador do jogo (Microsoft ou Sony).

via Kotaku / The Verge.