keyforge
Games

Keyforge: o novo jogo de Richard Garfield onde cada deck é único

Raphael (Ph) Carmo

2 ago, 2018

A Fantasy Flight acabou de anunciar na GenCon 2018 o novo jogo de Richard Garfield, criador de Magic: The Gathering. Keyforge é um jogo de cartas que foi vendido como se cada deck é único. Mas como isso funciona de verdade?

Cada caixa de Keyforge virá com um deck pré-montado e único usando combinações diferentes de todas as cartas do jogo. Cada um desses deck terá um nome próprio e umfundo de carta com arte específica, para que seja impossível que o jogador misture baralhos. Ou seja, quando você comprar um deck de Keyforge, você será a única pessoa do mundo com aquele deck, é literalmente único! De acordo com a Fantasy Flight, a primeira coleção do jogo possui mais de 104,000,000,000,000,000,000,000,000 possíveis decks.

O jogo vai possuir 7 casas e cada uma terá características diferentes, como as cores de Magic, mas a combinação dessas cartas é que vai gerar os combos e formas diferentes de jogar com cada deck. Quando você adquirir um baralho do jogo, vai ter que aprender a jogar com ele e bolar suas estratégias e caso você não goste...bem, vai ter que comprar outro.

A jogabilidade será a seguinte: a cada turno um jogador vai nomear uma casa e ambos jogadores só poderão jogar cartas daquela casa. Dentre as cartas temos artefatos, ações, criaturas e upgrades.Além disso, as cartas não possuem custo, então vão poder jogar quantas quiserem. O objetivo do jogo é coletar o máximo possível de um recurso chamado Æmber para forjar chaves, quando um jogador criar 3 chaves ele é o vencedor.

De acordo com o criador Richard Garfield, essa ideia de decks únicos veio da experiência de como era Magic: The Gathering no início, onde cada um testava diferentes decks sem o recurso da internet. O que parece meio estranho pois a Fantasy Flight divulgou também um aplicativo que será lançado junto com o jogo para que os jogadores acompanhem todos os decks lançados, compartilhem estratégias e descubram torneios.

Mais informações são esperadas para que possamos entender como o jogo será balanceado. Essa é uma ideia muito boa e inovadora, mas abre diversas discussões sobre como vai ser essa distribuição justa de decks entre os jogadores. É esperado que a empresa siga com esse jogo por muitos anos, o que deverá ser um grande custo pois cada deck terá ilustrações e designs diferentes no seu fundo.

Continue ligado no CosmoNerd para mais análises e novidades da cultura pop, geek e nerd. Diariamente postamos conteúdos em vídeo, áudio e texto sobre filmes, séries, quadrinhos, livros e games.

Deixe um comentário