A Sony deu alguns detalhes do seu novo console em uma entrevista à Wired. O nome do console ainda não foi confirmado mas será provavelmente Playstation 5.

O líder técnico do console Mark Cerny informou que ele vai ser baseado na estrutura do PS4, ou seja, que terá retrocompatibilidade. Cerny informou também que o console não vai ser totalmente digital, ele também vai receber jogos em disco. A transição vai ser sutil, muitos jogos vão sair para PS4 e PS5 ao mesmo tempo. Essa é mais uma confirmação que o console vai ser uma iteração do anterior, em vez de ser algo totalmente novo.

Mais uma informação é que o console terá suporte para 8K. O cartão gráfico vai utilizar o  ray tracing que está ficando bastante popular em jogos. Cerny informou que esse detalhe não vai só melhorar as luzes mas também criar cenários realistas. Além disso, o produto virá com um sistema de áudio 3D mais potente que vai deixar os jogos mais imersivos.

Por falar em imersão, Cerny confirmou que a versão atual do PSVR será compatível com o console mas não disse se a Sony vai lançar um novo óculos.

Cerny também mostrou um vídeo usando o novo HD SSD que o console terá. Uma tela de loading de Spiderman que levava 15 segundos para carregar no PS4, leva somente 0.8 segundos no novo console. Ele informou que o SSD também terá implicações em carregar o mundo, mostrando que no jogo a câmera se move bem mais rápido.

O PS5 ainda não tem data de lançamento confirmada mas boatos dizem que o console será anunciado oficialmente ainda esse ano.