Segundo o IGN, a Microsoft fechou vários estúdios que fazem parte da Bethesda, incluindo Arkane Austin (Redfall) e Tango Gameworks (Hi-Fi Rush, The Evil Within).
Para a Microsoft, o corte desses estúdios faz parte de uma mudança interna que se baseia em uma dita “priorização de títulos de alto impacto.” O foco da empresa em amenizar os “gastos” apela que os trabalhadores e os estúdios serão realocados para outros projetos, enquanto mais demissões irão acontecer.
“Investir na construção de novas [franquias] exige que analisemos todo o negócio para identificar as oportunidades que estão melhor posicionadas para o sucesso. Esta repriorização de títulos e recursos significa que algumas equipes serão realinhadas com outras e que alguns dos nossos colegas nos deixarão”, escreveu Matt Booty, chefe do Xbox Game Studios, em e-mail verificado pelo IGN.
Alpha Dog Studios (jogo mobile Mighty Doom) também será encerrada. A Roundhouse Games será absorvida pela ZeniMax Online Studios, desenvolvedora de “The Elder Scrolls Online”.
Os estúdios Arkane Lyon (Marvel’s Blade), Bethesda Game Studios (Fallout, The Elder Scrolls, Starfield) e Machine Games (Indiana Jones e The Great Circle) continuam trabalhando em seus projetos.
Este anúncio chega no mesmo período em que a Microsoft demitiu há pouco meses quase 2000 funcionários da Activision Blizzard e Xbox. Nesta terça (7), o chefe do Arkane Lyon, Dinga Bakaba, criticou os cortes, chamando-os de “absolutamente terríveis”.
“Para qualquer executivo que esteja lendo isto, um lembrete amigável de que os videogames são uma indústria de entretenimento/cultural e que seu negócio como empresa é cuidar de seus artistas/artistas e ajudá-los a criar valor para você”, escreveu Bakaba no Twitter.
This is absolutely terrible. Permission to be human : to any executive reading this, friendly reminder that video games are an entertainment/cultural industry, and your business as a corporation is to take care of your artists/entertainers and help them create value for you.
— Dinga Bakaba (@DBakaba) May 7, 2024
via IGN.