Jogamos board games para nos divertir, mas alguns jogos trazem temas pesados ou situações que nos fazem pensar se estivermos imersos na temática. Alguns desses jogos não são totalmente tristes mas se você parar para pensar eles trazem temáticas tristes ou que podem nos deixar numa bad vibe violenta.

5. Dead of Winter

Nesse jogo que toma muita coisa emprestada da série Walking Dead, os jogadores controlam grupos de sobreviventes em um apocalipse zumbi no meio de um inverno desgraçado. Ele é um jogo de zumbi que foge do óbvio ao colocar a sobrevivência em primeiro lugar, você só vai matar zumbis quando for realmente necessário e vai sempre estar preocupado com comida, gasolina e se algum de seus amigos vai ser o traidor que vai estragar o jogo de todo mundo. A maior parte do jogo não possui uma bad vibe tão forte, mas algumas cartas de encruzilhada ou fins de cenário podem deixar um gosto ruim na boca, em uma das histórias uma família sai da colônia para ir em direção à praia e são encontrados mortos no outro dia, já em um dos finais um dos jogadores pode trair todos, roubar os suprimentos e deixar a porta aberta para zumbis entrarem. O pior que tudo isso é decidido pelos próprios jogadores.

4. Project Manhattan

Resultado de imagem para project manhattan boardgame

Esse jogo de alocação de trabalhadores traz os jogadores para a produção de bombas atômicas, o seu objetivo durante o jogo é otimizar o máximo possível a sua indústria para ser o primeiro a construir as bombas numa corrida armamentista. A temática não é tão forte mas quando você percebe que está usando todos os seus esforços para criar a mais destrutiva arma da humanidade, a bad vibe chega.

3. Freedom: The Underground Railroad

Resultado de imagem para Freedom: The Underground Railroad

Poucos jogos tratam da escravidão como temática principal, nesse jogo cooperativo os jogadores controlam abolicionistas tentando salvar negros e ajudá-los a cruzar o país até o Canadá. Apesar de ter uma temática altruísta, com os jogadores sendo os heróis dessa história terrível, a tristeza vem quando os jogadores começam a perder por diversos eventos que ocorrem no jogo, como caçadores de escravos capturando as pessoas. A própria capa do jogo já é bem forte e muito bem feita, diga-se de passagem, ela passa muito bem a tensão e medo daquelas fugitivos encarando a escuridão.

2. The Grizzled

Resultado de imagem para the grizzled

A Primeira Guerra Mundial foi um evento muito triste na história da humanidade, as armas usadas e o desespero da guerra nas trincheiras deixou marcas em muitos soldados que sobreviveram a esse evento. Esse jogo cooperativo trata justamente dos traumas e perigos dessa guerra onde os personagens podem ficar loucos ou se quebrarem totalmente por causa de morteiros, bombas de gás e outras merdas da guerra. Existe também um sentimento de amizade e cooperação muito forte onde um tenta ajudar o outro a não ficar totalmente perdido (o subtítulo diz “A Amizade pode ser mais forte que a Guerra?), mas o tema é bem emotivo e forte. A fantástica arte cartunesca só deixa tudo mais emotivo e intimista.

1. Train

Resultado de imagem para train board game

Esse jogo de tabuleiro experimental foi criado para passar uma mensagem e justamente fazer seus jogadores refletirem, não existem cópias para a venda, foram somente algumas sessões de demonstração. O objetivo aqui é levar o maior número de passageiros em trens para locais específicos, até aí tudo bem. Mas no final são reveladas cartas que dizem quais eram os destinos finais desses transportes: campos de concentração, como Auschwitz por exemplo. O jogo traz toda uma discussão de se colocar no papel dos vilões ou de pessoas que só obedecem ordens sem saber quais as consequências, além de questionar as próprias mecânicas de board games…será que vencer aqui quer dizer perder? Por tratar de um tema tão pesado como Holocausto de uma forma tão impactante, esse é o nosso primeiro lugar.

Quais os outros jogos bad vibe que te deixam mais no fundo do poço do que uma música do Radiohead? Comenta aí!