Analisando 5 Lindas Capas de Boardgame

0

A arte das caixas de jogos de tabuleiro são uma parte importante que muitos não se importam muito. Muitos compradores gostam de, literalmente, julgar o livro pela capa e essa arte inicial com que o jogador se depara pode fazer a diferença entra uma compra ou não. Depois desse primeiro momento, a capa vai servir para enfeitar as prateleiras dos jogadores colecionadores. O Artista, juntamente com o Game Designer, devem pensar bem em como será a capa do seu jogo, pois a ideia é passar somente com uma imagem toda a temática e emoção que você vai ter com aquela experiência de jogar, é impossível resumir tudo em somente uma arte de capa, é por isso que esse é um trabalho tão difícil. Veremos a seguir alguns lindos exemplos e vamos analisar o que cada um fez de bom.

5. Scythe

Resultado de imagem para scythe game cover

Um dos mais novos queridinhos dos amantes dos jogos de tabuleiro possui uma linda arte de capa feita por Jakub Rozalski não é muito diferente do resto das artes que compõem o jogo. O estilo de Jakub remete ao naturalismo, estilo artístico que procurava representar a vida real e as coisas simples do cotidiano. A grande jogada do artista aqui é usar um estilo de arte que usa cenários bem comuns como colheita e colocar robôs gigantes irados de fundo ou no meio da arte, isso dá uma sensação de realidade àquilo. A arte da capa do jogo é linda principalmente por causa dessa arte tão única, e fica aqui até uma reclamação pois os ícones usados e até mesmo o título do jogo quebram um pouco essa arte são singela e potente de Jakub.

4. Abyss

Resultado de imagem para abyss board game

Essa é ótima pois foge bastante do padrão. A arte da capa de Abyss traz uma das raças do jogo em um close enorme do seu rosto e nenhum texto, nem mesmo o nome do jogo na capa. A escolha de trazer uma arte tão intensa e simples ao mesmo tempo é muito bem acertada e não colocar nada mais nela é uma jogada de mestre. Abyss é um jogo de política de raças submarinas e nada melhor do que jogar um close desse em um dos personagens, mostrando todo o seu poder de persuasão em um fundo escuro que remete às profundezas do mar. Uma escolha corajosa que, se não fosse pela ótima arte de Xavier Collette poderia não ter dado certo. Além disso, o jogo ainda tem outras capas com outras raças no mesmo close, uma mais linda que a outra.

3. Dead of Winter

Resultado de imagem para dead of winter

Dead of Winter se inspirou bastante em The Walking Dead e isso é bem claro quando jogamos a primeira partida. A principal ideia do jogo não é ser um jogo sobre zumbis, é um jogo sobre pessoas que estão tentando sobreviver em uma situação horrível de um inverno com zumbis. A caixa passa muito essa ideia no momento que não coloca nenhum zumbi na sua arte e sim as pessoas que vão ter que aprender a sobreviver juntas mesmo com suas diferenças. O vidro quebrado representa a vida quebrada dessas pessoas que talvez nunca mais volte ao normal e a sensação claustrofóbica de suspense onde todos tem que viver juntos e sobreviver juntos. Dead of Winter não é sobre sair matando zumbis, é sobre pessoas e a capa traz muito bem isso quando nos dá esse foco nos seus rostos.

2. Tokaido

Resultado de imagem para tokaido

Vamos entrar na área do minimalismo aqui agora. Tokaido é um jogo bem simples e light, que não faz o jogador pensar muito e serve bastante para relaxar. A sua caixa usando um grande espaço em branco e cores vivas onde importa passa totalmente isso. Sua arte tão pequena em relação a caixa consegue de forma magistral resumir bem os locais e experiências que o jogador vai visitar enquanto viaja pelo japão na temática do jogo. É tudo perfeitamente alinhado e dando espaço para cada elemento existir e se destacar com um um grande contraste, até mesmo a escolha de tipografia para o título é muito bem pensado e aplicado.

1. The Battle at Kemble’s Cascade

Quis trazer um jogo pouco conhecido para o final da lista para fugir um pouco do óbvio. The Battle At Kemble’s Cascade traz os jogos de nave dos arcades para as mesas de tabuleiro e já consegue vender bem essa ideia com a caixa. A fantástica arte traz dinamismo e ação mostrando uma nave atacando outra enorme e os controles de um arcade embaixo. O mais legal é que abrindo o jogo temos a arte de dentro toda em pixels, emulando bem o que acontecia com os jogos antigos. A capa ainda traz alguns danos do lado como se fosse algo velho e antigo e é engraçado como é comum as pessoas acharem que a caixa está realmente avariada. A escolha de cores bem retro e tipografia linda do título dão um toque final e deixam tudo ainda mais lindo.

Essas foram as capas analisadas dessa vez, quais outras vocês acham que poderia entrar aqui? Teremos mais sessões como essa e vamos avaliar mais capas!

Já está sabendo da CosmoBox? São de 5 a 10 brindes maravilhosos relacionados à cultura nerd que você pode ganhar! Confira o vídeo abaixo e saiba como participar: