O processo de Brainstorm é muito importante para diversas profissões, principalmente para aquelas que trabalham com processo criativo. O nome em português significa “Tempestade de Ideias” e serve justamente para que os integrantes joguem várias ideias sem preconceito e sem polimento, para serem trabalhadas ou descartadas depois. Muitas técnicas de Brainstorm recomendam o uso de utensílios para motivar a criatividade, como por exemplo podem ser usados jogos de tabuleiro, aqui vamos mostrar alguns dos melhores jogos para usar em suas reuniões.

5. Concept

Resultado de imagem para concept boardgame

Como é: Nesse jogo, os jogadores trabalham em times para tentar dar dicas de palavras para outros jogadores usando um tabuleiro com diversos ícones minimalistas. Cada rodada um integrante da equipe recebe uma palavra e tem que fazer combinações com esses ícones para se expressar de forma pictográfica.

Como usar: Os jogo traz um deck de cartas com diversas palavras que podem ser usadas aleatoriamente para gerar conceitos para se usar criativamente, além disso, o tabuleiro traz uma grande variedade de ícones bem universais que podem ser combinados entre si ou com as palavras das cartas, sendo assim, existe uma combinação quase infinita de conceitos.

4. Dixit

Como é: Esse é um dos que agrada bastante os jogadores de primeira viagem. Dixit traz um enorme deck com ilustrações surreais e fantásticas. Toda rodada um jogador precisa dar uma dica sobre sua carta para os outros jogadores descobrirem, mas ele não pode dar uma dica muito óbvia ou muito vaga pois os outros jogadores também vão escolher cartas parecidas das suas mãos tentando enganar os outros para que tentem descobrir sua carta.

Como usar: Só em ver as cartas de Dixit a sua criatividade vai lá para o espaço, cada arte possui diversos conceitos misturados de forma objetiva ou subjetiva, trazendo o melhor de estilos artísticos como surrealismo ou dadaísmo para os jogos de tabuleiro. Os criativos podem se inspirar em suas artes para bolar ideias ou misturar 2 ou mais para construir conceitos ainda mais complexos.

3. Codenames

Como é: Em Codenames, os jogadores trabalham em times de espiões que tentam fazer com que seus colegas descubram os nomes secretos de espiões dentre diversos nomes embaralhados. Os jogadores precisam usar uma dica que englobe o maior número de palavras da sua cor possível, mas eles precisam ter cuidado para não dar dicas muito subjetivas, pois o seu colega pode acabar escolhendo uma carta do time inimigo ou a carta Assassino, que faz o time perder automaticamente.

Como usar: Codenames é, na verdade, uma enorme biblioteca de palavras, cada carta possui 2 palavras diferentes que podem ser combinadas para gerar diferentes contextos. Para ajudar nisso, as cartas podem ser organizadas a fim de usar um mapa para conectar outras da mesma cor. Enquanto os jogadores estão no meio da partida, o seu cérebro já vai trabalhar para tentar conectar o maior número de palavras diferentes usando somente uma expressão.

2. Once Upon A Time

Resultado de imagem para once upon a time cardgame

Como é: Nesse jogo narrativo, os jogadores vão usando cartas na sua mão com diferentes palavras para contar uma história de forma coletiva. O objetivo é usar sua criatividade para conectar o maior número de cartas da sua mão em uma história coerente além de atrapalhar outros jogadores enfiando suas cartas no meio da história deles.

Como usar: Cada carta do jogo traz uma palavra e imagem geralmente relacionada a conceitos de histórias fantásticas ou de contos de fadas, mas além dessas, o jogo também traz palavras como ações e outros conceitos mais genéricos. Os jogadores podem misturar essas cartas para gerar os mais diversos cenários e narrativas, principalmente na área de produção de jogos ou outra arte de contar histórias. O jogo ainda possui finais de histórias como objetivo para cada jogador, com finais genéricos como “então a profecia se completou”, isso é perfeito para gerar narrativas aleatórias.

1. Imagine

Como é: Parecido com o Concept, nesse jogo o objetivo é passar um conceito para os outros jogadores usando cartas com imagens minimalistas, a grande sacada nesse caso é que as cartas são transparentes , então os jogadores vão literalmente desenhar as formas usando cartas em cima de outras.

Como usar: Da mesma forma como usado em outros jogos, os jogadores podem misturar conceitos para gerar expressões novas inspiradas nas formas que eles montarem. A vantagem do Imagine é que você terá mais liberdade para misturar e combinar as cartas por causa do seu papel transparente.