gaming gaming

Como o Futuro da Indústria Gaming irá Mudar o Jeito de Jogarmos?

Se existe uma indústria que está progredindo rapidamente – dada a enorme demanda por novos e melhores jogos – essa é a indústria gaming. Não só devido ao fenômeno eSports, nem do streaming de jogos, mas a realidade é que o número de jogadores, em termos médios, está aumentando de forma significativa. Contudo, e até para que os próprios desenvolvedores possam estar na frente de sua concorrência, o que será que a indústria gaming nos reserva para um futuro próximo?

Em uma fase em que os recursos para encontrar o melhor site de hospedagem estão mais ricos do que nunca, a realidade é que a responsividade que esses serviços estão entregando para as diferentes plataformas online e aplicativos é significativa. Ou seja, até para os jogos mais pesados, não sentirá grandes dificuldades para conseguir estar jogando quando e onde quiser, sempre à distância de poucos cliques. De certo que essa transição irá marcar o gaming, mas o que mais os jogadores nacionais poderão esperar?

Realidade virtual e Jogos 3D são uma clara tendência

Não restam grandes dúvidas que a transição para jogos de novas dimensões são uma tendência entre os melhores desenvolvedores de jogos do mundo. Cada vez mais – até mesmo sem o recurso dos óculos VR – já é possível compreender como a interatividade e jogabilidade dos títulos de realidade virtual estão fazendo com que os jogadores tenham um nível de qualidade jogo superior.

 

Ora, o mesmo se verifica com os jogos 3D. Principalmente sem exigir óculos especiais, essa tecnologia permitirá dar a sensação de que personagens ou símbolos de jogo estejam “saindo de sua telinha”. De certo modo, essas tendências para o futuro do gaming irá levar a que os jogadores também tenham a sensação de que estão dentro do próprio jogo. Tais tecnologias já estão presentes, sendo agora necessário uma série de diferentes testes para se compreender o que realmente os jogadores estão pedindo e exigindo.

Principais lançamentos apenas focados na jogabilidade mobile

De fato, o que se percebe pelas declarações de muitos responsáveis pelos grandes desenvolvedores de jogos gaming, em termos mundiais, é que existe uma vontade de, começando já no próximo ano, realizar muitos dos seus principais jogos com uma perspetiva de jogabilidade mobile. Tal acontece porque todas as métricas estão apontando para que, nos próximos anos, o porcentual de jogadores escolhendo os jogos mobile seja maior do que nunca.

Contudo, existem algumas contrapartidas acerca dessa transição. Essas são algumas das questões mais vezes apontadas pelos jogadores, em relação a essa transição para o mobile que será mais do que certa que vai acontecer, como por exemplo:

  •         Será que os jogos PC, PS5 ou xBOX estarão em vias de extinção como as principais plataformas para esse lançamento?
  •         Até que ponto a qualidade dos novos jogos não serão prejudicadas por estarem centradas na experiência mobile?
  •         Características como qualidade gráfica, construção de personagens e universos criados poderão ser tão profundos como até ao momento, em jogos exclusivamente mobile?

Essas são apenas algumas perguntas realizadas pelos jogadores. No entanto, e como o próprio mercado está claramente indicando quer a jogabilidade mobile será o futuro, é natural que as maiores fornecedoras também vão a favor do que o mercado está indicando.

NFTs e uso de criptomoedas poderão revolucionar gaming online

Não menos importante está o impacto que a tecnologia blockchain poderá apresentar no momento de jogar online. Com a popularidade dos jogos “play to earn” subindo de forma considerável, realmente muitos dos novos desenvolvedores estão já avançando com jogos de alto nível, mas dentro do universo metaverso ou até mesmo com NFTs como base do seu próprio jogo.

Ora, uma das maiores vantagens que os jogadores terão ao optarem por jogos de NFT ou de metaverso é que, através da rede blockchain, pela primeira vez será o dono das skins, armas, personagens ou símbolos dentro do próprio jogo. Somando a tudo isso, o fato de anonimato, transparência e velocidade nas transações, bem como a componente de descentralidade são todos fatores que fazem com que as criptomoedas e os grandes jogos e plataformas gaming, em um futuro próximo, estejam de mãos dadas.

Indústria gaming e eSports são das indústrias que mais crescem

Bastará analisar as diferentes métricas, estudos e número de seguidores ou jogadores para se compreender que, nesse momento, essas duas indústrias são das que mais estão crescendo dentro dos setores de lazer e entretinimento. Na verdade, as duas também andam bastante de mãos dadas. Até porque, quanto melhor for o jogo competitivo, mais pessoas poderão estar interessadas em acompanhar esse mesmo torneio de eSports. O contrário também poderá ser aplicado, uma vez que é o carisma de seus jogadores profissionais e os grandes momentos em torneios de eSports que acabam “convidando” ou apresentando esse jogo para mais potenciais jogadores registrados.