Os jogadores e fãs de Counter Strike:Global Offensive começaram o ano de 2023 com muita competição e conteúdo através dos torneios de BLAST Premier Spring Groups e, mais recentemente, o IEM Katowice, com o G2 Esports levando o prêmio de jogo de $400,000.
A temporada está em curso e, assim, todo o foco fica agora voltado para a competição da ESL Pro League, que vai reunir as melhores equipes do momento. Com o início da temporada 17, apresentamos tudo o que você precisa saber, desde os times até o formato, programação e como assistir a toda a ação e premiação.
Datas e local da competição ESL Pro League
O arranque da 17ª temporada da ESL Pro League tem início em 22 de fevereiro de 2023, com término marcado para o dia 26 de março. O evento irá se desenrolar durando pouco mais de um mês até que seja anunciado o campeão.
A competição, que possui uma forte audiência, acontece em Malta e conta com o formato tradicional de evento LAN. O torneio é motivado por um grande número de jogadores ativos e fãs da série, que continuam desenvolvendo e negociando conteúdo atualizado disponível. Trata-se, sem dúvidas, de um dos jogos de eSports favoritos e mais populares da atualidade.
Expectativas para a edição da ESL Pro League
Depois dos primeiros torneios de CS:GO de 2023, os times favoritos para estar no topo do pódio desta ESL Pro League S17 são G2 Esports, Heroic, NaVi, FaZe Clan, Outsiders e Fnatic. O grande favorito, contudo, é o G2 Esports, destacado em sites de apostas em CS:GO como a equipe com maiores chances de vencer o campeonato. Já o Heroic e o Fnatic aparecem logo em seguida, com cotações apontando grande probabilidade de vitória na competição.
Formatos e estágios da ESL Pro League
As emoções começam na fase de grupos, em que as 32 equipes participantes são divididas em quatro grupos de 8 equipes cada. Recentemente, contudo, a organização do torneio mudou o formato desta edição do ESL Pro League, introduzindo um método de eliminação tripla.
Isso significa que as partidas serão disputadas em melhor de três, com o habitual Upper e Lower Bracket. As equipes que terminarem em primeiro lugar em cada grupo avançarão diretamente para as quartas de final do torneio. Por outro lado, o segundo colocado avança para as oitavas de final, enquanto o terceiro e o quarto colocados disputam os playoffs das oitavas de final.
Uma vez nos playoffs, as 16 equipes vencedoras se enfrentarão em uma chave de eliminação única, em que todas as partidas serão disputadas em melhor de três, exceto pela grande final.
Equipes presentes na competição ESL Pro League
A seguir apresentamos todos os grupos e equipes presentes na ESL Pro League desta temporada.
Grupo A
G2 Esports
Outsiders
Fnatic
Cloud9
Eternal Fire
Evil Geniuses
MIBR
IHC
Grupo B
Heroic
FURIA
MOUZ
BIG
Movistar Riders
Imperial
Complexity
SAW
Grupo C
FaZe Clan
Vitality
Ninjas in Pyjamas
OG
00 Nation
PaiN Gaming
Grayhound
Rooster
Grupo D
Natus Vincere
Team Liquid
ENCE
Astralis
ForZe
Team Spirit
Rare Atom
ATK
Destaque para a representação de equipes brasileiras nos eSports: FURIA, paiN Gaming, Imperial, 00Nation e MIBR, que alcançaram as vagas para o torneio.
Premiação alocada na ESL Pro League
A premiação total para a edição deste ano é de $850,000, equivalente a cerca de R$4,25 milhões. O vencedor do torneio também se qualifica automaticamente para o evento da IEM Cologne 2023, que acontece em julho e agosto, com uma premiação ainda maior.
A popularidade de CS:GO não para de crescer, e exemplo disso foi o recorde de jogadores simultâneos batido recentemente. Os números atingiram um novo pico (1,324,800 milhões de pessoas), revelando o potencial desse jogo para motivar cada vez mais eventos, com novas audiências e premiações mais competitivas.
Como assistir e acompanhar toda a ação
Um dos modos mais populares para assistir a toda a ação da ESL Pro League é através do canal dedicado da Twitch ESL CS:GO. Você também poderá acompanhar partidas, entrevistas e destaques por meio do canal ESLCS no YouTube. Outros torneios, como o BIG Festival, foram transmitidos exclusivamente pelo YouTube e pelo Twitch, os canais mais ativos nesse tipo de evento.
Além da ESL, existem muitas outras competições em curso, como a Paris Major 2023, em que a equipe de brasileiros da INTZ (com William “W1” Almasan, que estreou pela B4 eSports) irá tentar sua qualificação. Elisa Invitational, ESEA Advanced Europe e ESL Challenger são algumas das outras competições que marcam presença em breve.
Agora que você tem todas as informações necessárias sobre a temporada 17 da ESL Pro League, fique de olho na ação dos seus jogadores preferidos em um dos torneios mais competitivos do ano. Fica a pergunta: o domínio da G2 Esports vai continuar ou será quebrado? Por ora aguardamos ansiosos.