A Academia de Artes e Ciências Interativas (Academy of Interactive Arts and Science — AIAS, na sigla oficial em inglês) anunciou que Ed Boon, diretor criativo da NetherRealm Studios e Mortal Kombat, será inserido no Hall da Fama da academia. Boon, co-criador das franquias Mortal Kombat e Injustice, será homenageado na 25º Cerimônia Anual da D.I.C.E. Awards, no Mandalay Bay Resort, em Las Vegas, transmitida ao vivo pela IGN. Matt Booty, líder do Xbox Game Studios, apresentará o prêmio Hall da Fama de 2022 dedicado a Boon.
“Conheci Ed no meu primeiro dia na indústria na Midway e tive o privilégio de vê-lo liderar a criação de Mortal Kombat e trabalhar com tantas pessoas talentosas para transformá-la em uma franquia icônica mundial. Ed reúne o melhor que um designer de jogos pode ter: grandes ideias, um grande senso de humor, foco claro e a capacidade de unir as pessoas como uma equipe. Ele criou não apenas uma série de jogos de sucesso como também apoiou inúmeras pessoas em seus próprios caminhos na indústria”, diz Matt Booty, líder do Xbox Game Studios.
Depois de se formar na Universidade de Illinois, Ed Boon começou sua carreira na Williams Electronics, programando máquinas de pinball. Ele acabou se mudando para a divisão de videogames, onde trabalhou em seu primeiro título, High Impact Football, e sua sequência Super High Impact. Em 1991, ele começou a trabalhar em Mortal Kombat, que se tornou um grande sucesso nos fliperamas e virou um fenômeno global, vendendo mais de 75 milhões de unidades até hoje, além de gerar três longas-metragens, filmes de animação, várias séries de televisão e histórias em quadrinhos.
Hoje, Mortal Kombat continua a crescer em popularidade a cada lançamento. Além disso, Boon e NetherRealm Studios criaram os jogos Injustice, aclamados pela crítica e recordistas de vendas, títulos que também se ramificaram em quadrinhos populares, um filme de animação e jogos para celular.
A honra de estar no Hall da Fama da AIAS é concedida a criadores de jogos que foram fundamentais no desenvolvimento de obras influentes e no avanço de um gênero específico. Esses indivíduos demonstram o maior nível possível de criatividade e inovação, resultando numa influência significativa do produto em uma escala que expande o escopo da indústria. Os membros anteriores do Hall da Fama da AIAS incluem Connie Booth (2020), Bonnie Ross (2019), Todd Howard (2017), Hideo Kojima (2016), Leslie Benzies (2014), Dan e Sam Houser (2014) e Tim Sweeney (2012). Outros homenageados do Hall da Fama podem ser encontrados aqui.