A Entertainment Software Association (ESA) anunciou o encerramento oficial da E3 – considerado por anos como o maior evento de jogos eletrônicos.
“Depois de mais de duas décadas hospedando um evento que serviu como vitrine central para a indústria de videogames dos EUA e global, a Entertainment Software Association (ESA) decidiu encerrar a E3“, escreveu Stanley Pierre-Louis, presidente da organização, ao The Washington Post.
“Sabemos que toda a indústria, jogadores e criadores têm muita paixão pela E3. Compartilhamos essa paixão. Sabemos que é difícil dizer adeus a um evento tão querido, mas é a coisa certa a fazer, dadas as novas oportunidades que a nossa indústria tem para alcançar fãs e parceiros”, completou Pierre-Louis.
— E3 (@E3) December 12, 2023
O encerramento do evento se deu por vários motivos, desde que diversas produtoras, como Sony, Microsoft e Nintendo, por exemplo, optaram por criar seus próprios eventos, agravado pela pandemia da COVID-19.
Desde 2019 não acontecia o encontro presencialmente. Em 2023, a E3 estava prevista para acontecer novamente, mas era um futuro incerto para o evento – que acabou cancelado em março deste ano.
O The Game Awards também se tornou um evento importante no meio da indústria – ainda que seja bastante diferente da E3. Por conta de sua audiência, o TGA também apresenta muitos trailers, informações e lançamentos.