Pokkén Tournament | Crítica

433
Pokkén Tournament nintendo

Nessa era de Pókemon GO, trazemos até vocês outro game dos monstrinhos de bolso, mas, dessa vez, é um jogo de luta como há muitos gostaríamos de ver: Pokkén Tournament.

O jogo foi lançando para os arcades japoneses no ano de 2015, chegando ao Nintendo Wii U no ano seguinte, alcançando a marca de 1 milhão de cópias vendidas.

O Jogo

Pokkén Tournament é um jogo desenvolvido pelo lendário Katsuhiro Harada, mente por trás da franquia Tekken, em parceria com a Nintendo The Pokémon Company. Mas quem imagina que o game tem profundas raízes com Tekken, pode ser pego de surpresa, pois o spin off de Pokémon tem mais influências da série dos monstrinhos do que aparenta.

O jogo nos coloca na pele de um treinador Pokémon customizável, escolhemos a aparência de nosso personagem desde, por exemplo, os cabelos até as roupa e acessórios que usamos. É possível também a escolha de um determinado cheering, executado por uma irritante treinadora secundária que nos acompanha, esse cheering nos rende bônus em nossas batalhas e podem ser desbloqueados novas Cheer Skills ao longo do jogo. Com relação a irritante treinadora que nos acompanha, felizmente é possível diminuir a frequência de suas dicas nos settings do jogo.

download (4)Essa aí pertuba, viu?!

Após a escolha do seu treinador, passaremos à escolha do nosso Pokémon lutador. Aqui, frisaremos em um ponto negativo do game, o número de lutadores é bastante reduzido. Em todo o jogo só existe 16 lutadores, sendo 2 deles ainda apenas variações de lutadores já presentes, como exemplo, o Pikachu Libre (Pokémon que eu utilizei durante minha jogatina).

ehbomsaber_pokken_tournament_wallpaperPokkenTournament-1Lista dos Pokémon disponíveis no jogo.

Seguido da escolha do seu Pokémon somos levados para uma espécie de Hub do jogo que é chamada de Ferrum Region

Wii_U_screenshot_TV_004_A1-1Imagem extraída direto da tela do meu gamepad.

Depois da apresentação da Hub entraremos em um tutorial, destacamos aqui, que o tutorial em Pokkén é muito bem montado e exemplificativo, abordando todos os aspectos do combate nos ensinando os golpes mais básicos e também os mais avançados.

Combate

Primeiramente é importante mencionar que existem três tipos de ataque e que se anulam entre si. O esquema funciona assim: Os ataques normais derrotam os ataques de agarrar, que, por sua vez, derrotam os ataques charge, os quais derrotam os normais. Para facilitar dentro do jogo cada um desses ataques possui uma cor diferente.

Apesar de Pokkén não inventar a roda em jogos de lutas, seu sistema de combate é competente e balanceado. Ganhando destaque e se diferenciando dos jogos de luta no que se diz respeito as fases de combate.

Há aqui duas fase: field phaseduel phase. A primeira fase nos encontramos em uma perspetiva 3D, onde podemos explorar toda a arena do combate, enquanto a duel phase se apresenta mais como os jogos de luta tradicionais com os lutadores frente-a-frente em um ecrã 2D. As mudanças de fases não ocorrem de forma aleatória, depende de determinados golpes executados pelo jogador ou seu oponente. Isso rende uma boa dose de estratégia ao combate, pois a mudança de fase, muda também a sequência de combos, existindo determinados golpes específicos para cada fase do combate, além de que se a fase é mudada de maneira correta pode curar um pouco do HP do lutador.

Ainda com relação ao combate, temos os Pokémon de suporte, são escolhidos pelo jogador e só podem ser trocados voltando para a Hub do game. Os monstrinhos de suporte atuam em pares pré determinados e alguns atacam, dão status negativos ou positivos e etc. Eu particularmente não precisei dos suportes durante o jogo, os usei muito pouco. Os mesmos são desbloqueados, avançando no modo história do jogo.

Havendo também o uso de amiibos  de Pokémon para desbloquear recompensas durante o gameplay.

Modos de Jogo

Ferrum´s League: Aqui, encontramos o habitual modo single player. Para minha surpresa eu esperava que esse modo fosse apenas uma espécie de Arcade, mas não!!!! Existe aqui uma história (ainda que básica). Essa história narra o aparecimento do Shadow Mewtwo que aparece com sua misteriosa treinadora. Sempre que o jogador sobe de categoria a história avança de maneira leve através de breves diálogos.

O modo de jogo se desenrola da seguinte maneira, o jogador enfrentará um grupo de cinco oponentes na liga e irá subindo no ranking, após, será realizado um torneio com os oito primeiros do rank da liga a qual você está participando. Restando vencedor, este irá enfrentar o líder do ginásio da liga em questão para ser promovido para a próxima liga e retomar o processo mais uma vez. Além de repetitivo a dificuldade aqui é desbalanceada, para se ter uma ideia, só encontrei alguma dificuldade a partir da red league, que é a terceira liga do jogo, a dificuldade do jogo sobe sem aviso algum.

Wii_U_screenshot_TV_004_A1Meu Pikachu Libre vencendo mais uma batalha sem encontrar dificuldades.

Local Battle: Este é o modo usado para jogar com duas pessoas, o interessante é que aqui o player 1 usa o gamepad e tem sua perspectiva através do ecrã do controle, enquanto o player 2 pode jogar com os diversos controles compatíveis (pro controle, classic controle e controle exclusivo para o jogo), e tem sua perspectiva vista pela TV.

controllerControle exclusivo para o jogo.

Practice: Modo para prática e aprimoramento das suas habilidades.

Online Mode: Esse é o modo onde Pokkén brilha, aqui é possível enfrentar lutadores ao redor do mundo inteiro, sem depender da fraca IA existente no jogo. Enfrentar outro player é fantástico, podemos perceber como o sistema de combate de Pokkén é simples e competente sem deixar de possuir uma boa dose de profundidade em seus combos e mecânicas.

A conexão funciona bem, sem problemas de lag e dificuldades para encontrar salas ao longo do mundo.

Aspectos Técnicos

Pokkén é competente, sua dublagem é boa, o som dos combates também não deixam nada a desejar. Mas o jogo chama atenção pelos seus gráficos, seus visuais são um grande festival aos olhos, existem explosões, lasers, efeitos de gelo e etc. Tudo rodando à 60 frames em uma resolução de 720p, mesmo nas mudanças das phases do jogo, é fluidez total. Já no modo local battle, o jogo roda à 30 fps na mesma resolução de 720p, mas ainda há a mesma fluidez na transição de telas.

Os loadings são rápidos e dinâmicos.

O grande ponto negativo fica mesmo para o pouco conteúdo existente no game, são poucos personagens jogáveis e poucos cenários dentro de modos de jogo limitados.

Considerações Finais

Pokkén Tournament é uma grata surpresa para os fãs dos monstrinhos de bolso e também para os donos do  Nintendo Wii U. O fato do pouco conteúdo e o preço salgado do jogo pesam contra, mas se você é fã de Pokemon e deseja algo com batalhas frenéticas, com um bom sistema onlinePokkén é pra você sim meu caro!

Se encontrar o jogo por uma boa promoção, recomendo que adquira o mesmo e me chame para podermos batalhar!