Para se fazer um bom jogo de tabuleiro não necessariamente precisa-se de milhares de componentes, regras complexas ou miniaturas excepcionais. Muitas vezes um bom jogo é feito com poucos elementos, dando uma diversidade enorme de possibilidades e estratégias para os jogadores. Coloretto é assim, um jogo minimalista que consegue fazer muito com pouco.

Coloretto é um jogo de 2003 que possui as mecânicas Press Your Luck e Set Collection como principais elementos, duas mecânicas muito comuns para quem é acostumado a jogar baralho. O Press your luck é encontrado no BlackJack, onde você fica apostando na sua sorte escolhendo puxar mais cartas ou ficar seguro com o que tem, já o Set Collection é a busca de juntar o máximo de cartas iguais ou com relação entre si, para realizar combos.

No seu turno, o jogador tem duas opções: Ou ele puxa uma nova carta para encher fileiras, ou ele escolhe todas as cartas de uma fileira para ficar. O objetivo é juntar o máximo possível de cartas da mesma cor, mas cuidado! Você somente vai pontuar em 3 grupos de cores diferentes, cada cor a mais que você pegar além dessas vai fazer você perder pontos! Além disso, o jogo também possui cartas de +2 pontos e as cartas coringas, que podem virar qualquer cor, sendo muito poderosas e valiosas.

Olhando assim parece simples, mas esse sistema gera diversas estratégias interessantes e muita tensão. Você precisa sempre estar olhando para as cores que seus oponentes estão juntando para sempre atrapalhar seus planos, ao mesmo tempo que você precisa construir uma fileira boa para você, mas que não seja boa o suficiente para alguém pegá-la antes do seu próximo turno. A grande jogada aqui é que sua ação é muito limitada, ou você enche uma fileira ou pega uma para você. Essa limitação faz com que o jogador fique em um impasse. Será que vale mais a pena juntar mais cartas boas, ou é melhor eu aceitar o que é me dado e não apostar? Apesar de parecer depender muito da sorte, o jogo lhe dá opção de contar quantas cartas faltam de cada cor olhando para as mesas dos oponentes. No final temos um ótimo balanceamento de sorte e estratégia, pois a conta nunca será perfeita, você sempre trabalhará com porcentagens.

Coloretto é simples, pequeno, barato e minimalista. Mas mesmo assim vai gerar partidas divertidas e muito tensas. Quanto mais você joga, mais pega a estratégia do jogo e vai sempre tentar otimizar seus pontos ao mesmo tempo em que atrapalha os outros jogadores, é uma corrida muito divertida! Uma ótima vantagem é que a Grow trouxe para o Brasil a linda versão de aniversário e com um preço bem bacana. Recomendado!

Ficha-Técnica:

Duração da Partida: Aprox. 30 min.
Número de Jogadores: 2-5
Vende no Brasil? Sim!
Preço Aprox.: R$30,00

Mecânica: 9
Arte: 8
Rejogabilidade: 8,5
Temática: –