Stranger Things e Beyond Two Souls Stranger Things e Beyond Two Souls

Stranger Things e Beyond Two Souls: referências ou coincidências

Criada pelos irmãos Matt e Ross Duffer, a série Stranger Things, produção da Netflix, teleporta você diretamente para os anos 1980 para contar a história de Hawkins, uma pequena cidade no interior de Indiana, cercada de acontecimentos misteriosos e sobrenaturais.

Nesse texto vamos diretamente ao objetivo: a série, além de possuir um elenco incrível, o que mais me chamou atenção foram as diversas referências da cultura pop dos anos 1980. Recentemente, Matt e Ross citaram alguns jogos que foram referências, como Silent Hill, Dark Souls e The Last of Us – mas, em todo momento, me vinha uma forte semelhança a algo que não foi citado (pelo menos procurei pela internet e juro que não encontrei) que é com o jogo chamado: Beyond: Two Souls.

Desenvolvido pela Quantic Dream e lançado em outubro de 2013 para PlayStation, o jogo acompanha Jodie Holmes, uma garota que nasceu com poderes sobrenaturais, explicados pelo elo psíquico com uma entidade invisível chamada Aiden. A história da personagem é emocionante, algo que prende você ao jogo. Lembro que na época em que joguei, não conseguia parar de jogar, a narrativa te prende e você fica muito curioso para saber o que irá acontecer com Jodie no decorrer do jogo, pois todas suas decisões podem mudar o rumo da história.

Para o melhor entendimento do texto, seria ideal que você tenha ou assistido Stranger Things; ou ter jogado Beyond: Two Souls; e melhor ainda caso tenha feito os dois. Avisando que contém spoilers de ambos, caso não tenha visto nenhum dos dois, ponha sua conta em risco!

Stranger Things e Beyond Two Souls: referências ou coincidências?

SEMELHANÇA FÍSICA

imagem-02

As semelhanças já começam pelas personagens principais. Na série, temos Eleven, interpretada por Millie Bobby Brown. Já no jogo, acompanhamos Jodie Holmes, interpretada por Ellen Page. A semelhança física de Eleven e Jodie são muitas – até a roupa é parecida. Lembrando que não é em todo momento do jogo que Jodie está com a cabeça raspada – pois vemos sua infância até sua idade adulta.

COBAIA DO GOVERNO

imagem-03

Assim como a Eleven, Jodie também é criada em uma base de estudos paranormais pertencente ao governo. Enquanto Eleven vive em uma prisão para fazer os testes, Jodie é obrigada a fazer os testes, mas de uma forma pacífica, as pessoas que cuidam dela não são violentas e a tratam como se fosse realmente uma família. Mas, lógico, com a visão de entender e conseguir utilizar os poderes dela de alguma forma que beneficie os EUA.

ORIGEM

A origem das personagens também é bem semelhante. Eleven foi tomada a força de sua mãe no dia do seu nascimento para ser estudada. E, por incrível que pareça, Jodie também foi tomada a força no dia do seu nascimento. Contudo, ao contrário da Eleven, Jodie é adotada por um casal – que reportavam ao Governo tudo o que sua filha fazia, como um método de desenvolvimento de seus poderes. As mães biológicas também possuem um destino parecido, pois ficam em um estado quase vegetativo.

MEXENDO NO QUE ESTÁ QUIETO

Parece que o Governo gosta de mexer no que está quieto e lógico que algo sairá do programado. Em ambos acontecem catástrofes no local onde estudavam o universo alternativo. A diferença é que Jodie sabia da existência desses estudos e, quando deu errado, ela mesma foi resolver. Já em Stranger Things, Eleven demora um pouco para dizer e tentar resolver o problema e quem descobre sobre o portal é o Delegado Jim Hopper.

O PORTAL

imagem-06

Em Stranger Things, conhecemos o portal que nos conecta ao Mundo Invertido. Em Beyond: Two Souls, o portal conecta ao Inframundo. Aqui há diferenças, mas o conceito é o mesmo. O portal do Mundo Invertido foi aberto pelos poderes da Eleven e possui criaturas que ainda não descobrimos o que são e, na próxima temporada, creio que serão esclarecidas mais dúvidas sobre o Mundo Invertido. Já o portal do Inframundo foi aberto pelos cientistas, criado artificialmente e é um local onde as entidades e almas perdidas vivem, é o mundo do companheiro de Jodie, a entidade Aiden.

CENAS ALEATÓRIAS EM COMUM

imagem-07

Muitas cenas aleatórias, que não são tão importantes para a narrativa, ocorrem de forma semelhante. Podemos citar como exemplo a cena do supermercado, onde Eleven rouba para se alimentar. Jodie também passa algo do tipo quando está vivendo nas ruas. Fora outras cenas que também são bem semelhantes que se fosse citar o texto ficaria mais extenso ainda.

E AÍ? REFERÊNCIAS OU COINCIDÊNCIAS?

Após todas essas semelhanças, fica o questionamento: será que os criadores de Stranger Things esqueceram de citar o Beyond: Two Souls como uma referência? Ou tudo não passou de uma grande coincidência? Bem… Não acredito muito em coincidências, então… Deixo aí a dúvida para vocês.