7 boardgames para os fãs de Among US

224
among us bg

Among Us é o jogo do momento. Nele, cada jogador é um astronauta que precisa consertar uma nave quebrada mas entre eles existe um impostor que vai tentar assassinar cada um. Esse tipo de mecânica de jogo cooperativo em que existe um traidor já era bom comum em jogos de tabuleiro. Confira 5 boardgames com papel de traidor para você curtir com amigos caso goste de Among Us.

Resistance

resistance

Os jogadores são agentes de uma resistência espacial contra um império galático no melhor estilo Star Wars. Toda rodada, um jogador da resistência precisam resolver missões escolhendo outros jogadores para participar. O problema é que existem espiões do império infiltrados que podem fazer com que as missões falhem. É um jogo simples de dedução social onde os jogadores precisam descobrir quem são os espiões infiltrados antes que ele sabotem a maioria das missões. Caso o tema espacial não te agrade, existe o Resistance: Avalon com temática de Rei Arthur com regras bem parecidas. O jogo foi lançado no Brasil pela Galápagos Jogos.

Dead of Winter

dead

Neste jogo muito inspirado em The Walking Dead os zumbis não são o único problema. Os jogadores precisam sobreviver um apocalipse zumbi no meio do inverno e ainda se preocupar com um ou mais traidores que podem acabar com seus planos. Cada missão tem um objetivo diferente e os jogadores precisam manter a moral alta e completar o objetivo antes que as rodadas acabem. Além dos traidores, cada jogador também tem objetivos pessoais secretos que também podem atrapalhar os planos do grupo. O jogo foi lançado no Brasil pela Galápagos (leia aqui a nossa crítica)

Saboteur

saboteur

Esse simples e rápido jogo sobre anões mineiros também pode acabar com amizades. Os jogadores precisam construir um caminho na montanha até encontrar o ouro escondido. Enquanto isso, os sabotadores secretos vão tentar criar desabamentos, becos sem saída ou guiar os mineiros para simples pedras de carvão utilizando um mapa e mentindo sobre a localização do ouro. O jogo foi lançado no Brasil pela Paper Games.

Battlestar Galactica

battlestar

A principal inspiração para Dead of Winter é esse jogo inspirado na clássica série. Nesse jogo, os humanos tentam levar a nave Battlestar Gallactica para a Terra. Eles precisam resolver crises ajudando com cartas secretas, mas alguns entre eles podem ser Cylons se passando por humanos, seguindo muito a paranoia que existe na obra original. Os fãs de Among Us vão se identificar bastante principalmente nos momentos de discussão para prender alguém suspeito na nave. Infelizmente, nunca foi lançado no Brasil.

Panic Station

panic

Outro jogo de paranoia espacial. Panic Station se inspira muito nos filmes Alien e O Enigma do Outro mundo colocando os jogadores em uma nave com um alienígena que pode assumir forma humana. As mecânicas do jogo pedem que os jogadores troquem cartas em segredo entre si, sendo essa a principal forma do alienígena de contaminar outras pessoas. O objetivo do traidor é trazer mais jogadores para seu lado antes que os bonzinhos restantes queimem o ninho da criatura. Panic Station também nunca foi lançado no Brasil.

Betrayal at House in the Hill

betrayal

Esse é uma clássica história de pessoas investigando uma casa mal assombrada. O pulo do gato aqui é que todos os jogadores começam do mesmo lado explorando a casa. Em algum momento, as ações dos jogadores vão acordar alguma situação sobrenatural. O jogo possui 50 cenários diferentes envolvendo fantasmas, monstros, aliens e outras situações que podem colocar os jogadores uns contra os outros ou não. Dessa forma, é muito difícil ter uma partida igual a outra. Apesar de bem antigo, o jogo nunca foi lançado no Brasil.

Werewolf

werewolf

O mais clássico e prático jogo de dedução e traição. Também chamado no Brasil de Cidade Dorme, os jogadores moram em uma vila assolada por lobisomens. Toda noite, as criaturas escolhem uma pessoa para morrer em silêncio. Pela manhã, os moradores descobrem quem morreu e precisam votar em alguém para ir para a forca. Existem alguns personagens com habilidades especiais que ajudam ambos os lados para dar uma apimentada nas mecânicas. Apesar de simples, é um clássico rápido e fácil de jogar.  O jogo possui diversas versões com mudanças nas regras, a versão Lobisomem Por uma Noite foi lançado no Brasil pela Grok.