A Bandai Namco está passando por uma fase de reestruturação que inclui demissões e o cancelamento de projetos importantes, como títulos de One Piece e Naruto.
De acordo com a Bloomberg, a empresa encerrou o desenvolvimento de um projeto não revelado em colaboração com a Nintendo. Desde abril de 2024, a Bandai Namco tem utilizado uma prática conhecida no Japão como “oidashi beya”, onde funcionários são movidos para salas sem atividades, uma estratégia para induzir demissões voluntárias. Até o momento, essa tática levou à saída de quase 100 funcionários, e espera-se que mais 100 pessoas deixem a empresa nos próximos meses.
A Bandai Namco respondeu à polêmica afirmando que o cancelamento de projetos é resultado de avaliações detalhadas, e que não existe uma prática oficial de “oidashi beya” nos seus estúdios. Segundo a empresa, alguns funcionários podem ficar sem tarefas temporariamente, mas serão realocados à medida que novos projetos surgirem.
“Nossas decisões de descontinuar os jogos são baseadas em avaliações abrangentes da situação. Alguns funcionários podem precisar esperar um certo tempo antes de receberem o próximo projeto, mas avançamos com as atribuições à medida que novos projetos surgem”, divulgou a Bandai. “Não existe organização como uma ‘oidashi beya’ nos estúdios da Bandai Namco, projetada para pressionar as pessoas a saírem voluntariamente”.
via Insider Gaming, Bloomberg.