O fenômeno mundial Your Name (Kimi no na Wa, no original) chegou à Netflix a pouco tempo e felizmente essa obra ficou mais acessível para ser consumida e apreciada como uma ótima obra de arte que ela é.
Your Name é um filme de animação japonesa que conta a história Mitsuha, uma jovem que mora em uma cidadezinha tradicional do interior do Japão, e Taki, um garoto que mora em Tokyo e tem uma vida bem atribulada. Com a passagem de um cometa pela Terra, os dois personagens trocam de corpo dia sim, dia não, aprendendo a viver com suas diferenças e conhecer mais um do outro.
O filme já se inicia com um número musical que lembra uma abertura de anime mas não se deixe enganar, o longa possui muitos poucos maneirismos das animações japonesas. Se não gostar de dublagem japonesa, recomendo inclusive a assistir com a dublagem brasileira que está bem competente.
O primeiro detalhe que salta os olhos é sua qualidade artística no traço e animação. Os cenários são lindamente detalhados e, em vários momentos, estilos diferentes se misturam na tela, indo de uma animação tradicional, passando por um estilo de pintura mais tradicional e até usando bem recursos em 3D. Por se tratar de um drama, não há momentos de ação épicos, mas a arte do projeto surpreende por tornar ações simples do dia-a-dia em coisas lindas isso – inclusive, faz todo sentido com o roteiro. Mitsuha e Taki mudam de corpo e viajam para realidades completamente diferentes das suas vidas, por isso, cada comida, caminhada ou interação social, é diferente e especial. Toda essa magia de visitar um mundo comum é representada em sua arte.
A beleza da arte do filme só pode ser combatida com a qualidade do roteiro. Your Name pega um clichê de troca de corpos e consegue trazer novidades e boas viradas de roteiro para esse estilo de longa. Ele não trata o expectador como burro. Na verdade, ele te confunde de propósito em diversos momentos. O primor narrativo aqui é que o expectador se vê no lugar dos protagonistas, muitas vezes confuso sobre quem eles são no momento e em qual corpo eles estão agora, isso é uma ferramenta narrativa poderosa e divertida de acompanhar. O diretor Makoto Shinkai conduz a animação com um ritmo perfeito e uma história que só cresce a cada minuto.
Os pequenos detalhes sobre postura e o modo como os personagens se comportam quando estão no outro corpo é algo bem executado. A comunicação gestual também muda, pois é perceptível ver um garoto com movimentos e maneirismos de garota e vice-versa.
A trilha sonora do filme é belíssima, com batidas incidental e cantada é produzida pela banda de J-Rock Radwimps. Os temas do filme e como a trilha é encaixada nos momentos é muito emocionante.
O único problema que vejo é que ele não é bem claro quanto as regras que regem os fatos mágicos do filme. O fenômeno é, de certa forma, explicado com uma mistura do mistério do cometa e também de alguns elementos da cultura tradicional japonesa. A verdade é que as regras funcionam para que o roteiro dê certo e isso não é realmente um problema, visto que o foco do filme são os personagens e suas interações.
Your Name é uma belíssima animação japonesa, que consegue inovar em um tema tão batido. É um filme que emociona e empolga com coisas simples de nosso cotidiano. Com um roteiro certeiro em nos guiar pelos cenários e personagens, e com uma ótima produção animada, o expectador verá ótimas reviravoltas impactantes. Super recomendado.