Tia Virgínia, filme com Vera Holtz Tia Virgínia, filme com Vera Holtz

Tia Virgínia: filmaço com Vera Holtz ganha exibição na TV

Canal Brasil exibe o inédito Tia Virgínia na próxima quinta, dia 18, às 22h30. Dirigido por Fabio Meira, o filme conta a história de Virgínia, 70 anos, que nunca se casou ou teve filhos e foi convencida pelas irmãs, Vanda (Arlete Salles) e Valquíria (Louise Cardoso), a deixar a vida que tinha para cuidar dos pais. Premiado com cinco Kikitos no último Festival de Cinema de Gramado (incluindo o de Melhor Atriz para Vera Holtz), o longa-metragem foi indicado ao próximo Prêmio Grande Otelo em sete categorias: Melhor Atriz de Longa-Metragem, Melhor Atriz Coadjuvante de Longa-Metragem, Melhor Ator Coadjuvante de Longa-Metragem, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem e Melhor Montagem. A premiação será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil no dia 28 de agosto.

A história se passa nas vésperas do Natal. Virgínia (Vera Holtz) está cuidando de sua mãe, 99 anos, que está em estado terminal em casa e recebe suas irmãs para as festas de fim de ano. Ao longo do dia, ocorrem conflitos verbais e físicos entre elas. O filme joga luz sobre os padrões sociais relacionados ao casamento e à maternidade e sobre as pessoas que dedicam integralmente suas vidas aos cuidados dos pais.

Vera Holtz foi indicada como Melhor Atriz de Longa-Metragem no Prêmio Grande Otelo, a premiação mais importante do audiovisual brasileiro. “Este prêmio traz junto uma série de signos, a começar pelo nome de um artista que é a imagem de um Brasil diversificado, uma das maiores referências de todos os tempos para a arte de interpretar. Torna-se mais relevante ainda, porque é um conjunto de artistas que soube compor com tanto carinho e competência esta obra. Fica nítido, nas telas dos cinemas, e agora na televisão, a entrega que cada um dos membros desta equipe teve, para construir um filme vigoroso e ao mesmo tempo tão delicado, onde as pessoas vão reconhecendo o seu ambiente familiar de um modo extremamente sutil. Todos nós conhecemos – ou mesmo – somos um pouco Tia Virgínia. Ela está presente nos lares brasileiros para nos lembrar do afeto, mas, também, do desejo que permanece vivo, mesmo quando a idade teima em não estar de acordo”, conta Vera.

Tia Virgínia ganhou seis prêmios no Festival de Gramado de 2023 nas categorias de Melhor Filme pelo Júri da Crítica; Melhor Atriz para Vera Holtz; Melhor Roteiro para Fabio Meira; Menção Honrosa do Júri para a atriz Vera Valdez; Melhor Direção de Arte para Ana Mara Abreu; e Melhor Desenho de Som para Ruben Valdés. A produção também recebeu quatro indicações ao Los Angeles Brazilian Film Festival 2023, levando os prêmios de Melhor Atriz para Vera Holtz; Melhor Atriz Coadjuvante para Louise Cardoso; e Melhor Direção de Arte para Ana Mara Abreu.