Toda banda possui fãs fervorosos, mas poucas delas valorizam tanto seus fãs como o Slipknot. Atualmente a banda lançou um concerto/documentário que saiu em alguns cinemas do mundo, inclusive no Brasil.
O nome Day of The Gusano faz uma alusão aos “maggots” (vermes em português e gusano em espanhol), forma como os fãs da banda se auto-proclamam. A maior parte do filme mostra exibições ao vivo da banda em seu primeiro Knotfest na Cidade do México, é a primeira vez que o país recebe o evento exclusivo da banda. Entre algumas apresentações musicais, o documentário dirigido por Shawn Grahan ( percusionista e um dos líderes da banda) mostra os integrantes sem máscara turistando e encontrando alguns fãs, além de mostrar a tragetória desses “maggots” animados com o show.
Slipknot ao vivo é uma experiência que deve ser vista mesmo por aqueles que não conhecem a banda. A presença de palco dos seus integrantes e a energia que ela passa é algo muito surpreendente, principalmente quando se tem ótimos recursos pirotécnicos no palco. Há quem diga que isso é exagero demais para uma banda que só devia tocar músicas, mas grande parte da ideia do Slipknot é ser essa coisa circense.
Assistir essas apresentações com a qualidade de vídeo e áudio de cinema é realmente uma experiência muito impressionante. Mesmo não chegando perto de um show ao vivo, é algo que os fãs devem experimentar pelo menos uma vez. Não existe nada de novo para quem já é acostumado a ver as apresentações musicais da banda, mas não deixa de ser divertido.
Já fora dos palcos, as qualidades do longa se encontram em mostrar a vida desses fãs do Slipknot. É muito fácil como um fã da banda do Brasil se relacionar com os fãs latinos do México, muitas daquelas pessoas estão indo ao show pela primeira vez e isso está sendo uma experiência única nas suas vidas. É realmente emocionante ver os caras falando diretamente para a banda que o Slipknot os ajudou a passar por momentos difíceis na vida. Até mesmo os metaleiros mascarados acabam se emocionando nessas horas. Infelizmente muito pouco disso é mostrado, eu gostaria de ver mais o background da banda e essa interação tão calorosa com os fãs.
Slipknot: Day of the Gusano é uma carta aberta aos “maggots”, um show empolgante com um mini-documentário embutido que precisa ser visto por todos os fãs da banda. Caso você não conheça nada de Slipknot, é difícil se identificar, mas talvez abra sua mente para apreciar uma banda que sofre bastante preconceito. É legal ver esses caras que se esconderam muito tempo por trás das máscaras mostrando seus rostos e interagindo com os fãs. Então se estiver passando no cinema por aí, aproveite.