O ator e músico Rodger Rogério será homenageado nesta quinta-feira (14), no 34º Cine Ceará, às 19h30 no Cineteatro São Luiz. O cantor e compositor Ednardo fará a entrega do Troféu Eusélio Oliveira ao homenageado.
Após a homenagem, serão exibidos mais três filmes da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem – “Bolinho de Chuva” (Cameni Silveira. Ficção. 11′. Paraná. 2023), “Dona Beatriz Ñsîmba Vita” (Catapreta. Ficção. 20’. Minas Gerais. 2024) e “Todas as Memórias que Você Fez em Mim” (Pedro Fillipe. Ficção. 19’. Pernambuco. 2024) – e do longa “A Bachata do Biônico” (Yoel Morales. Ficção. 80’. República Dominicana. 2024), que está na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem.
Multiartista, Rodger Rogério, 80 anos, segue carreiras paralelas na música e no cinema. Entre seus prêmios, foi agraciado, em abril deste ano, com o troféu de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Gramado, com o filme “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi. Mestre em física, formação que o levou à nomeação como professor na USP nos anos de 1970, foi nas artes que Rodger Rogério seguiu carreira e se projetou nacionalmente. Como cantor e compositor, despontou na mesma década como um dos nomes do movimento “Pessoal do Ceará”, que revelou artistas como Amelinha, Belchior, Ednardo, Fagner, Fausto Nilo e Teti. No cinema, também atuou em longas como “A Saga do Guerreiro Alumioso” (Rosemberg Cariry, 1993), “A Ilha da Morte” (Wolney Oliveira, 2005), “O Grão” (Petrus Cariry, 2007), “Bacurau” (Kleber Mendonça Filho, 2019) e “Pacarrete” (Allan Deberton, 2020).
Outro homenageado desta semana no 34º Cine Ceará será o cearense Gero Camilo, conhecido por “Abril Despedaçado”, de Walter Sales, “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky, e “Domésticas”, de Nando Olival e Fernando Meirelles, também esteve em “Cidade de Deus”, “Madame Satã”, “Narradores de Javé”, “Carandiru”, e o mais recente “Mussum, o Filmis”, interpretando o Didi.
O 34° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – acontece de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.
via Comunicado de Imprensa.