Rodger Rogério ganha prêmio por sua atuação em Oeste Outra Vez Rodger Rogério ganha prêmio por sua atuação em Oeste Outra Vez

Rodger Rogério será homenageado amanhã (14) no Cine Ceará

O cantor Ednardo fará a entrega do prêmio

O ator e músico Rodger Rogério será homenageado nesta quinta-feira (14), no 34º Cine Ceará, às 19h30 no Cineteatro São Luiz. O cantor e compositor Ednardo fará a entrega do Troféu Eusélio Oliveira ao homenageado.

Após a homenagem, serão exibidos mais três filmes da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem – “Bolinho de Chuva” (Cameni Silveira. Ficção. 11′. Paraná. 2023), “Dona Beatriz Ñsîmba Vita” (Catapreta. Ficção. 20’. Minas Gerais. 2024) e “Todas as Memórias que Você Fez em Mim” (Pedro Fillipe. Ficção. 19’. Pernambuco. 2024) – e do longa “A Bachata do Biônico” (Yoel Morales. Ficção. 80’. República Dominicana. 2024), que está na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem.

Multiartista, Rodger Rogério, 80 anos, segue carreiras paralelas na música e no cinema. Entre seus prêmios, foi agraciado, em abril deste ano, com o troféu de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Gramado, com o filme “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi. Mestre em física, formação que o levou à nomeação como professor na USP nos anos de 1970, foi nas artes que Rodger Rogério seguiu carreira e se projetou nacionalmente. Como cantor e compositor, despontou na mesma década como um dos nomes do movimento “Pessoal do Ceará”, que revelou artistas como Amelinha, Belchior, Ednardo, Fagner, Fausto Nilo e Teti. No cinema, também atuou em longas como “A Saga do Guerreiro Alumioso” (Rosemberg Cariry, 1993), “A Ilha da Morte” (Wolney Oliveira, 2005), “O Grão” (Petrus Cariry, 2007), “Bacurau” (Kleber Mendonça Filho, 2019) e “Pacarrete” (Allan Deberton, 2020).

Outro homenageado desta semana no 34º Cine Ceará será o cearense Gero Camilo, conhecido por “Abril Despedaçado”, de Walter Sales, “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky, e “Domésticas”, de Nando Olival e Fernando Meirelles, também esteve em “Cidade de Deus”, “Madame Satã”, “Narradores de Javé”, “Carandiru”, e o mais recente “Mussum, o Filmis”, interpretando o Didi.

O 34° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – acontece de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.

via Comunicado de Imprensa.