O dueto entre Alegria e Tristeza. Divertida Mente é o filme da sua vida!

1348
divertida mente pixar disney

Mesmo não sendo completamente um REVIEW, o texto a seguir pode conter SPOILERS  de Divertida Mente. Estou avisando logo pra que você possa controlar suas emoções

É complicado escrever sobre Divertida Mente. Eu poderia simplesmente dizer que é o melhor filme da Disney/Pixar e dá um merecido 10. Mas seria uma traição as minhas emoções. É um filme alegre, mas é triste também. E dá uma raiva, acompanhada de uma dose de medo. É uma deliciosa bagunça, parecida com a nossa cabeça aos 11 anos. Na verdade, parecida com nossa cabeça nesse exato momento.

Um filme que tem as emoções básicas como personagens principais tem tudo pra dar errado. É praticamente impossível retratar o que ocorre em nossa cabeça quando estamos com nojo, raiva ou medo. Pior, é impossível fazer o público se identificar com isso, ainda mais em uma animação. Provavelmente alguém pensou isso. E posso afirmar que errou feio. Alegria, Nojo, Tristeza, Medo e Raiva conversam com seu interior todo o tempo. É como se a história de erros e acertos de cada espectador fosse mostrada na tela. É um filme sobre mim, sobre o João, a Maria, o Édipo, o Victor e etc. É a vida pura e simples. Em toda sua imponência e fragilidade.

Somos todos formados de memórias e isso é um fato. Boas, ruins, inúteis e úteis. Memórias que parecem pertencer a uma outra vida de tão antigas e saudosas que são. Misture a essa receita uma enorme colher de sensações e boom! Nasce sua personalidade. Profundo não? Só percebi isso ao final de Divertida Mente. É a melhor aula que você jamais terá na escola. Por falar nela, lembra do seu primeiro dia de aula? Deu um cagaço né? Mas assim como eu, sei que você tirou de letra. E isso é o novo filme da Disney/Pixar. Mas como é complicado falar sobre ele.

Lembra daqueles dias que nada parece fazer sentido? Que uma angústia toma conta do seu peito. Não é triste, mas também não é normal. Dias em que tudo que você quer é ouvir sua música favorita inúmeras vezes em quanto pensa sobre a vida. Que dá uma vontade enorme de sair correndo pelo mundo, mas que logo se transforma em uma necessidade de nunca mais sair da cama. E que do nada um sorriso enorme aparece no rosto, te fazendo saltar e abraçar o mundo. Divertida Mente passeia por tudo isso. E chega a ser assustador o quanto é semelhante a sua vida.

Mas de todas as emoções, são a Alegria e a Tristeza que comandam. Ao nascermos, as duas surgem praticamente juntas. O primeiro olhar de carinho dos pais acompanhado do primeiro choro. Ninguém é totalmente feliz assim como nunca será totalmente triste. Porque elas formam um par. É um belo dueto interno, exibido para um público selecionado. Tão poderoso que é capaz de refletir em nossas ações diárias. Não importa o quanto você tente ignorar, ambas estão presentes na maioria de suas lembranças. Alegria é o que vem para te amparar depois da Tristeza.

Imagine então o que acontece quando todas as emoções se misturam. E acredite em mim, isso já rolou ou vai rolar em você. E o resultado é uma surpresa que não posso contar, você vai ter que experimentar ou assistir. Eu estava em uma seção lotada de crianças, adolescentes e adultos. Mas todos ali receberam a mensagem da mesma forma. Desde o garoto fofo que roubou a cenas algumas vezes até a senhora que vibrava com as cenas na tela. E não sinta vergonha se os olhos lacrimejarem. Sei que já abriu muitos berreiros quando era criança ;). Sei que quero dar um beijo em cada um que trabalhou no longa. Cada pessoa que trouxe a vida o melhor filme da Disney/Pixar.

Você já viveu tanto e nem se deu conta. E o melhor disso é que ainda tem muita água pra passar embaixo dessa ponte. Por isso tire um tempo da sua corrida agenda e vá assistir Divertida Mente. Não faça isso só porque estou falando. Faça por suas memórias e emoções. Afinal, é um filme sobre sua vida.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para nos seguir em todas as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube) para não perder nenhuma novidade.

Publicidade