Cena de O Último Pub, The Old Oak, um filme de Ken Loach Cena de O Último Pub, The Old Oak, um filme de Ken Loach

O Último Pub estreia nesta quinta (08); vale à pena assistir?

Anunciado como o último filme do premiado diretor britânico Ken Loach (“Ventos da Liberdade”, “Eu, Daniel Blake”), “O Último Pub” estreia nesta quinta-feira, 8 de agosto, em quatro capitais:  Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Nossa crítica já está disponível.

O longa, que participou da competição do Festival de Cannes em 2023, tem distribuição da Synapse Distribution. O filme teve sua primeira exibição nacional na segunda edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP), com a presença do protagonista, Dave Turner. O ator já havia trabalhado com Loach em outros dois longas:  “Eu, Daniel Blake” e “Você não estava aqui”.

“O Último Pub” se passa em um vilarejo no nordeste da Inglaterra, que se dedicava à mineração. Enquanto as minas estão sendo fechadas, assim como o comércio e escolas também, a população local começa a ir embora, deixando para trás apenas os moradores que não conseguem mudar para outras áreas do país. É neste contexto de abandono e negligência que a região começa a receber refugiados sírios, realocados para lá pelo governo justamente por aquela ser uma área desvalorizada.

TJ Ballantyne (Dave Turner), proprietário do pequeno pub do vilarejo, tenta manter seu negócio aberto. Ele conhece a jovem síria Yara (Ebla Mari), que tem uma câmera. Enquanto uma inesperada amizade nasce entre os dois, o preconceito cresce contra os novos habitantes da cidade.

Reconhecido por um cinema preocupado com a classe trabalhadora e por retratar a vida de pessoas comuns, muitas vezes oprimidas pelos sistemas político e econômico, Loach, 87 anos, anunciou que “O Último Pub” é sua última produção. Dessa vez, o cineasta volta seu olhar também para uma das questões mais debatidas da atualidade: a dos refugiados e a queda do padrão de vida dos trabalhadores britânicos.

O roteiro do filme é assinado por Paul Laverty, parceiro do cineasta há mais de 30 anos. O elenco traz ainda nomes como Claire Rodgerson, Trevor Fox, Louis e Chris Gotts, a atriz síria Ebla Mari, entre outros.