Na promoção de seu filme Zona de Interesse, indicado em cinco categorias no Oscar, o diretor Jonathan Glazer conversou com o também premiado cineasta Alfonso Cuarón.
Na conversa (via Deadline), Cuarón elogiou bastante o filme de Glazer, e o descreveu como “provavelmente, este é o filme mais importante deste século, tanto do ponto de vista de sua abordagem cinematográfica quanto da complexidade de seu tema”.
Em “Zona de Interesse”, acompanhamos o complexo caso de amor entre um oficial nazista e Hedwig (Sandra Hüller), a esposa do comandante Rudolf Höss (Christian Friedel), do campo de concentração de Auschwitz. O casal vive a vida dos sonhos em uma casa próxima ao campo, mas tudo fica complicado quando Rudolf começa a suspeitar da infidelidade de sua esposa.
Daniel Holzberg, Ralph Herforth e Sascha Maaz completam o elenco. Glazer assina o roteiro e direção. As filmagens aconteceram na Polônia e Alemanha pelo premiado diretor de fotografia Łukasz Żal. O filme foi o ganhador do Grande Prêmio de Cannes 2023.
Premiado por “Gravidade” e “Roma” (leia a crítica), Alfonso Cuarón tem trabalhado na produções de diversos outros projetos para a TV e cinema, como é o caso da minissérie “Disclaimer”, adaptando o livro de Renee Knight.
“Zona de Interesse” está em exibição em diversos cinemas pelo Brasil. Assista ao trailer abaixo: