Com narração do ator Gracindo Jr., o documentário Ziraldo – Uma Obra que Pede Socorro, que será exibido no History no dia 7 de novembro, apresenta uma faceta de um Ziraldo – mais conhecido por seu trabalho como cartunista e escritor – que poucos conhecem: a de artista plástico, e de seu magnífico painel, pintado em 1967.
Batizado de Santa Ceia, o mural de 32 metros de comprimento por seis de altura se encontra coberto por tijolos e tintas, dando um solene adeus a um patrimônio que se julgava inexorável. A obra foi concebida para a célebre casa de shows carioca Canecão, fechada há mais de 10 anos; e o terreno hoje pertence à UFRJ, que não tem recursos para recuperar o prédio.
Lançado em 2020, o documentário dirigido por Guga Dannemann, que está em exibição especial na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano, traz depoimentos de artistas e escritores, como Jaguar, Juarez Machado, Zuenir Ventura e do próprio Ziraldo. Mais do que se debruçar sobre o painel, que pode ser perdido para sempre, a produção questiona sobre como a Arte tem sido menosprezada nos dias atuais.