Longa estará disponível aos assinantes da plataforma MUBI a partir de 11 de outubro; ZAMA é coproduzido por Pedro Almodóvar
Um dos principais destaques da programação de outubro da plataforma de curadoria e streaming de filmes MUBI é a exibição de ZAMA, dirigido pela consagrada cineasta argentina Lucrecia Martel, a partir do dia 11. Coproduzido por Pedro Almodóvar, o longa de 2017 também tem produção executiva dos astros mexicanos Gael Garcia Bernal e Diego Luna. Baseado no romance de Antonio di Benedetto, de 1956, o drama traz no elenco o brasileiro Matheus Natchergaele.
ZAMA é o quarto longa com direção de Lucrecia Martel, que ganhou notoriedade mundial com suas obras anteriores: O Pântano, A Menina Santa e a Mulher Sem Cabeça. Premiada pela crítica argentina, a cineasta já participou do júri oficial de vários festivais, entre eles, Berlim, Cannes e Sundance. Também já foi tema de inúmeras retrospectivas em eventos e instituições de prestígio. Lucrecia é uma das 20 cineastas que participam do projeto Women’s Tales da Miu Miu e seu curta MUTA, de 2011, está disponível no Acervo da MUBI. Assista ao trailer:
Destaque nos festivais de Veneza, Rotterdam e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, além de reconhecido com 40 prêmios em todo o mundo, ZAMA conta a história do oficial da Coroa Espanhola Don Diego de Zama (Daniel Giménez Cacho, Má Educação), nascido na América do Sul, que está à espera de uma carta do Rei com a autorização de sua transferência da cidade em que vive estagnado, Assunção, para um lugar melhor, Buenos Aires. Sua situação é delicada: ele deve se certificar que nada ofusque sua realocação e se vê forçado a aceitar pacificamente todas as tarefas que lhe são confiadas por consecutivos governadores que vêm e vão, enquanto ele fica para trás. Os anos passam e a carta do Rei nunca chega. Quando Zama percebe que tudo está perdido, ele se junta a um grupo de soldados que perseguem um perigoso bandido, Vicuña Porto.