Will Smith Will Smith

Will Smith poderia perder seu Oscar?

Na noite deste domingo (27), durante a premiação do Oscar 2022, Will Smith foi um dos assuntos mais comentados na internet, não por conta de sua vitória ao receber o Oscar de Melhor Ator, mas pelo tapa que deu em Chris Rock.

Depois do ocorrido, o New York Post comentou que Will Smith poderia perder sua estatueta por conta da agressão. Segundo uma fonte do alto escalão de Hollywood:

Foi basicamente uma agressão. Todos no teatro ficaram chocados, foi muito desconfortável. Acho que Will não gostaria de devolver seu Oscar, mas quem sabe o que vai acontecer agora”, disse a fonte.

Após as inúmeras situações de escândalo sexuais e morais que atingiram a indústria do cinema, a Academia lançou, em 2017, um código de conduta ressaltando a importância de “defender os valores” e o “respeito pela dignidade humana”.

Na época, Dawn Hudson, CEO da Academia, comentou:

A associação à Academia é um privilégio oferecido apenas a alguns poucos selecionados dentro da comunidade global de cineastas”, e continua. “A Academia se opõe categoricamente a qualquer forma de abuso, assédio ou discriminação com base em gênero, orientação sexual, raça, etnia, deficiência, idade, religião ou nacionalidade. O Conselho de Governadores acredita que esses padrões são essenciais para a missão da Academia e refletem nossos valores”, disse à Variety.

Caso a Academia siga suas regras, é possível que Will Smith acabe recebendo esse pedido para devolver a estatueta. Mas se isso acontecesse, e Roman Polanski e Harvey Weinstein também teriam que devolver? Quanto ao Chris Rock, pode ser que ele nunca mais apresente uma cerimônia do Oscar. Ou não.