vento-seco-filme vento-seco-filme

Vento Seco | Filme será exibido pela primeira vez no Brasil

Vento Seco, dirigido por Daniel Nolasco, será exibido pela primeira vez no Brasil no Festival Olhar de Cinema de Curitiba. O longa está na seleção da Mostra Foco que, na edição de 2020, homenageia o diretor e traz outros filmes de sua cinematografia como Mr. Leather (2019) e Paulistas (2017). Em sua 9ª edição o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba acontecerá de forma online, entre os dias 7 a 15 de outubro. Os filmes poderão ser vistos diretamente no site do festival www.olhardecinema.com.br

Filmado em Catalão, Goiás, Vento Seco buscar mostrar parte da cultura gay do interior, que foi responsável pela minha formação até minha vida adulta. Realidade na qual os homens do cerrado se olham, se desejam e transam”, explica Nolasco.

Usando o artificialismo como proposta estética, Vento Seco procura estabelecer um diálogo direto entre alguns elementos do melodrama e do filme erótico, buscando uma reflexão sobre a vida cotidiana dos trabalhadores de uma fábrica de fertilizantes. Além disso, busca levar ao cinema o ambiente pouco representado do interior do centro-oeste brasileiro com todas as suas complexidades.

vento-seco-filme

O filme também se debruça sobre a representação do desejo homoerótico buscando um diálogo com filmes que procuraram pensar uma forma de representação que rompesse com a tentativa de enquadrar os laços homoafetivos, exclusivamente, dentro de códigos estabelecidos por uma cultura que nunca teve como preocupação entender os relacionamentos homoeróticos sobre outro prisma, além daquele estabelecido pela moral vigente.

“Filmes como O Fantasma de João Pedro Rodrigues, Esse Velho Sonho que se Move, do Alain Guiraudie, o trabalho de cineastas da década de 1970 como o Wakefield Poole (“Bijou”), ou mesmo o trabalho performático de alguns atores como o Al Parker, servem de referência estética e narrativa. Filmes, imagens, corpos, histórias e pessoas que me compõe todo um imaginário dissidente”, ele complementa.

O longa fez parte da seleção da Mostra Panorama no Festival de Berlim e estreia comercialmente no primeiro semestre de 2021 com distribuição da Olhar.