uma-maquina-para-habitar-documentario-brasilia uma-maquina-para-habitar-documentario-brasilia

Uma Máquina Para Habitar | Documentário faz retrato peculiar de Brasília

Presente na 44ª Mostra Internacional de Cinema, o documentário Uma Máquina Para Habitar faz um peculiar retrato de Brasília.

Sinopse: Construída ao longo de mil dias, a partir do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, Brasília é uma utopia “cosmofuturista” típica dos anos 60 que se torna realidade. Por meio de vários encontros, paisagens e textos (de escritores e escritoras como Clarice Lispector), UMA MÁQUINA PARA HABITAR é um documentário sobre a gênese e os futuros potenciais do modernismo e da transcendência espiritual. 

Pela combinação de técnicas documentais e de instalações artísticas, o público é transportado para a Brasília da era espacial. Uma maravilha da arquitetura modernista, que comporta as altas hierarquias do poder nacional, místicos e místicas em busca de transcendência, e os descendentes daqueles que imigraram para a região para construir essa cidade artificial. 

Yoni Goldstein e Meredith Zielke dirigem o documentário, que tem Sebastian Alvarez como produtor. Andrew Benz é o diretor de fotografia e produtor executivo. Goldstein e Alvarez cuidam do roteiro.