um-animal-amarelo-filme um-animal-amarelo-filme

Um Animal Amarelo será exibido no 9º Olhar de Cinema em Curitiba

Filme teve sua estreia mundial no Festival de Roterdã, em janeiro de 2020; Um Animal Amarelo é descrito como uma tragicômica e melancólica fábula tropical sobre as heranças do colonialismo português no Brasil de hoje

“Um Animal Amarelo”, escrito e dirigido pelo carioca Felipe Bragança, está na programação do 9º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba. O longa integra a programação da Mostra Olhares Brasil, que traz filmes brasileiros que se destacaram em festivais pelo mundo.

O filme, que teve sua estreia mundial no Festival de Roterdã, em janeiro de 2020 e será o filme de encerramento do INDIELISBOA dia 5 de setembro, deve estrear comercialmente em Portugal e no Brasil em Novembro.

Em “Um Animal Amarelo”, descrito como uma tragicômica e melancólica fábula tropical sobre as heranças do colonialismo português no Brasil de hoje, Bragança traz suas memórias e impressões de cidadão brasileiro e artista vivendo no conturbado Brasil atual “O filme é feito no encontro misterioso entre o pesadelo político-cultural que estamos vivendo e histórias muito pessoais e escondidas sobre as quais os brasileiros nem sempre gostam de falar”, ele explica.

Brasil, final de 2017. Fernando, um falido cineasta brasileiro, cresceu assombrado pelas memórias violentas de seu avô e assombrado pelo espírito de um homem moçambicano que lhe prometia riquezas e glória. Acossado pelo estado político e cultural de seu país, o cineasta mergulha em uma jornada de desventuras e inesperados milagres, em busca de fantasmas do passado. 

O Olhar de Cinema acontece tradicionalmente no mês de junho, mas em 2020 teve sua edição adiada para outubro por conta da pandemia de Covid-19 e acontecerá de forma online, de 7 a 15 de outubro.