A Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade anunciou, no último fim de semana, os filmes vencedores da oitava edição. O curta-metragem carioca Último Domingo, dirigido por Joana Claude e Renan Brandão, recebeu o Troféu Super-herói de melhor filme de acordo com o Júri Oficial, além do prêmio de melhor fotografia para Fernando Macedo. A trama, inspirada em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, obra de José Saramago, acompanha a história de Maria, que recebe uma visita misteriosa capaz de ressignificar o seu destino.
Ainda do Rio de Janeiro, o curta-metragem Fantasma Neon foi destaque nas categorias de melhor direção para Leonardo Martinelli e melhor montagem para Lobo Mauro. Três produções nordestinas também estão entre os premiados da Mostra Curta Vazantes: Sideral (RN), de Carlos Segundo, foi reconhecido como melhor roteiro; Rua Dinorá (CE), de Natália Maia e Samuel Brasileiro, levou o prêmio de melhor atuação para Anna Leticya Gomes, e uma menção honrosa foi concedida para a animação baiana Ewé de Òsányin: O Segredo das Folhas, de Pâmela Peregrino.
Entre os dias 24 e 29 de abril, exibições ao ar livre e atividades de formação foram levadas para Vazantes, distrito de Aracoiaba, no maciço de Baturité, Ceará, com o objetivo de promover a inclusão social e cultural no interior do Nordeste. A mostra competitiva de curtas-metragens contou com 13 obras, entre ficções, animações e documentários, selecionadas a partir de 730 inscritos. O Júri Oficial foi formado por Bárbara Cariry (cineasta, roteirista e produtora), Arthur Leite (diretor de cinema, produtor e roteirista cearense) e Leo Tabosa (cineasta, roteirista e produtor).
A VII Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade é um projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Lei nº 18.012 de 1º de abril de 2022, com realização da Pontilhado Cinematográfico, da Universidade Católica de Pernambuco, através da Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, e do Instituto Humanitas da Unicap. O evento conta com parcerias da Fundação Antônio dos Santos Abranches (FASA), da Fundação Fé e Alegria Vazantes, do Armazém Coral Acha Aqui e da Prefeitura de Aracoiaba, com o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, além de diversos voluntários que participam na construção e execução desse projeto.
PREMIADOS – VIII MOSTRA CURTA VAZANTES
MELHOR FILME: ÚLTIMO DOMINGO (RJ), de JOANA CLAUDE E RENAN BRANDÃO
MELHOR DIREÇÃO: FANTASMA NEON (RJ), de LEONARDO MARTINELLI
MELHOR ROTEIRO: SIDERAL (RN), de CARLOS SEGUNDO
MELHOR FOTOGRAFIA: FERNANDO MACEDO por ÚLTIMO DOMINGO (RJ), de JOANA CLAUDE E RENAN BRANDÃO
MELHOR ATUAÇÃO: ANNA LETICYA GOMES em RUA DINORÁ (CE), de NATÁLIA MAIA E SAMUEL BRASILEIRO
MELHOR MONTAGEM: LOBO MAURO por FANTASMA NEON (RJ), de LEONARDO MARTINELLI
MENÇÃO HONROSA: EWÉ DE ÒSÁNYIN: O SEGREDO DAS FOLHAS (BA), de PÂMELA PEREGRINO
Mais filmes: