tsé tsé

Tsé | sobrevivente do Holocausto relembra o início da guerra em cena

Trecho do filme Tsé, de Fábio Kow – sobre sua avó, a polonesa judia Tsecha Szpiegel – traz cenas do início da Segunda Guerra Mundial, quando os alemães invadiram a Polônia e muitos judeus tentaram fugir para a Rússia. Em depoimento, Tsé conta que começou a ver placas com a seguinte frase: “Para judeu e cachorro, o trem é rigorosamente proibido”. Ela lembra ainda que teve de se esconder em um bunker, junto do pai, da mãe e do irmão, para se proteger de bombardeios. Assista acima.

Um dos vencedores da última edição do Doc Without Borders Film Festival, “Tsé” apresenta a história dessa mulher, que conseguiu chegar ao Brasil e formar sua família ao lado do marido, também refugiado.  O filme traz depoimentos, imagens reais da guerra, vídeos de arquivo de festas e encontros familiares e ilustrações. A estreia nos cinemas está marcada para 12 de setembro, com distribuição da Pagu Pictures.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.