No documentário ‘Tsé’, que chega aos cinemas nesta quinta-feira, 12 de setembro, o diretor Fábio Kow conta a história de sua avó – a polonesa judia Tsecha Szpiegel. Ela conseguiu escapar do holocausto aos 14 anos, quando foi jogada por sua própria mãe de um trem que estava a caminho do campo de extermínio de Sobibor, na Polônia.
Em cena do filme que acaba de ser divulgada, ela conta que seguiu caminhando sozinha pelo campo de trigo, bem devagar, para que não desconfiassem de que estava fugindo. Tsé lembra que queria viver.
Depois da guerra, Tsecha veio ao Brasil, onde trabalhou e formou família ao lado de seu companheiro, Natan. O filme, que foi um dos vencedores da última edição do Doc Without Borders Film Festival, conta com depoimentos dela e de parentes e amigos, além de imagens reais da guerra, vídeos de arquivo feitos pelo diretor desde criança e ilustrações. A distribuição é da Pagu Pictures.
Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.