charada charada

The Batman | Game Designer desvenda charada que aparece no trailer

De acordo com o trailer de The Batman, sabemos que o herói enfrentará o vilão Charada no novo filme. Em uma das cenas do trailer podemos ver uma mensagem criptografada deixada pelo personagem e muitos ficaram cabreiros pra descobrir o que estava escrito.

A mensagem diz o seguinte: “O que um mentiroso faz quando está morto? Não faz ideia? Então vamos jogar um jogo só nós dois”. Em seguida, podemos ver uma sequência de símbolos.

Então, Mike Selinker, um game designer e autor de livros sobre design de jogos de tabuleiro, desvendou a charada e descreveu o processo no seu Twitter. Partindo da lógica de que cada símbolo é uma letra, ele descobriu que uma das palavras possuía duas letras iguais no final. Sabendo que isso não é comum em palavras em inglês de 5 letras, ele começou a deduzir palavras que se conectam e que faziam sentido  através de tentativa e erro, no que ele chamou de “resolver uma charada na força bruta”.

Ao final, o designer concluiu que a resposta seria “He Lies Still”, que traduzido para o português fica “Ele permanece deitado”. No Inglês, no entanto, existe uma piadinha pois a frase também pode significar “Ele continua mentindo”.

Você pode acompanhar o processo que ele usou para desvendar a charada numa thread no twitter (em inglês).