Tempo Trem Tempo Trem

Tempo Trem, nova animação cearense, divulga seu primeiro teaser

Tempo Trem”, um dos quatro curtas contemplados no XIV Edital Ceará de Cinema e Vídeo, ganhou seu primeiro teaser. A narrativa do curta animado traduz as sensações, sons, fantasias e memórias ligadas ao universo ferroviário através da vida de Bituca, personagem principal do curta. Assista ao vídeo:

“Bituca, apelido de Milton Nascimento, nos inspirou no visual do personagem e também no olhar para o trem com esse carinho. Em suas músicas, Milton se conecta com as ruínas de cidades e estações de trem após o fim das ferrovias no Brasil, como na canção “Ponta de Areia, por exemplo”, afirma a roteirista nossa colunista e redatora no CosmoNerd Roberta Filizola, que também atua na direção do curta ao lado de Guilherme C.

Bituca é um maquinista aposentado e pelas suas lembranças o espectador é carregado em uma corrente de sensações que vão desde a sua infância até seus últimos momentos como trabalhador da ferrovia. A realização de “Tempo Trem” vem sendo desenvolvida desde 2021, quando o projeto foi aprovado no edital do Rumos Itaú Cultural. “Foi com essa aprovação que conseguimos desenvolver as ilustrações iniciais conceituais dos personagens, o animatic, o rigging inicial e a trilha sonora composta por Artur Guidugli”, lembra a diretora de produção Renata Freire. Ela e os diretores levaram o projeto até a Sinfonia Filmes, produtora audiovisual cearense, que entrou como parceira na realização.

“É muito bom encontrar um projeto maduro e que já vinha se destacando desde o seu desenvolvimento, ele também foi um dos contemplados com o Consultório de Roteiro da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) e, para nós, foi uma jornada incrível toda essa realização”, destaca Priscille Gomes, produtora executiva do curta ao lado do nosso querido colunista Vinicius Augusto Bozzo.

Agora, o curta cearense está em fase de inscrição em dezenas de festivais nacionais e internacionais. Para mais informações, acesse o Instagram oficial do filme (@tempotrem).