nós us jordan peele lupita nyongo nós us jordan peele lupita nyongo

Telecine dedica programação ao Mês da Consciência Negra

No mês marcado pelo Dia da Consciência Negra, o Telecine exalta o talento negro com títulos que são fundamentais para a luta contra o racismo e pela promoção da excelência preta. Divididos entre drama, suspense, romance e ação, os filmes ganham destaque ao longo de novembro na plataforma de streaming e serão exibidos em programação especial, na sexta (20), em todos os canais da rede. No streaming ou na TV, o Telecine reitera que o cinema negro não é um gênero, mas sim a reunião de todos eles, como um movimento afrodiaspórico.

Cada gênero será contemplado a cada semana, com início nesta sexta (6), com destaque para Harriet, drama biográfico que conta a história da abolicionista e ativista americana Harriet Tubman e rendeu uma indicação ao Oscar para Cynthia Erivo; Nós, suspense dirigido por Jordan Peele e estrelado por Lupita Nyong’o; Rafiki, romance da diretora Wanuri Kahiu, que foi o primeiro filme do Quênia a ser exibido no Festival de Cannes; e Raízes de Sangue, ação com direção assinada pelo ator, diretor e produtor musical Idris Elba.

No streaming do Telecine, as produções integram a cinelist #ExcelênciaPreta , que ainda traz nomes como Spike Lee, Chadwick Boseman e Denzel Washington, além de histórias reais, como a dos músicos Tim Maia e James Brown, e das três matemáticas negras Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, cientistas que fizeram história durante a corrida espacial na década de 1960.