Todd Field, diretor de Tár, drama indicado ao Oscar 2023, e estrelado por Cate Blanchett, comentou que este provavelmente será seu último filme.
Em conversa ao Cinema Scope, Field disse que produzir filmes é um trabalho exaustivo e pontuou como é bom terminar um projeto depois de anos.
Ao ser indagado se Tár seria seu último filme, ele responde: “Sim, acho que sim”, começa. No entanto, Field diz que a pausa será mais por uma condição física e mental do que criativa, salientando uma mentalidade crítica ao sistema produtivo:
“É isso que quero dizer: não se trata de não ter o que dizer. Se fosse legal e fácil, eu filmaria o tempo todo. Eu faço muitos comerciais , mas isso não exige muito de mim. Gosto de filmar, das técnicas, de experimentar os novos equipamentos do mercado, porque também sou um ‘nerd técnico de coração’. Mas nada disso é meu, de fato. Tudo acaba nas mãos e controles das grandes empresas. Se algo é realmente seu, e isso importa – pois leva muito tempo e dedicação – você tem que dar tudo. E, à medida que se envelhece, você percebe como o tempo é valioso. Não estou mais na casa dos 20 ou 30 anos – farei 60 em um ano e meio. Você começa a pensar nessas coisas”, comentou.
Tár foi indicado em seis categorias no Oscar 2023 – incluindo melhor filme, atriz e direção -, mas não levou nenhuma estatueta.