Com quase 60 anos dedicados ao cinema, o cineasta, poeta, roteirista, escritor e produtor brasileiro Sylvio Back, nascido em 1937 na cidade de Blumenau (Santa Catarina, Sul do Brasil), terá doze dos seus filmes no cardápio do streaming À La Carte, à partir de 24 de fevereiro de 2022.
Dos cinco primeiros títulos com datas anunciadas, teremos os longas ficcionais “Lost Zweig” (2014), em 24/02; “Aleluia Gretchen” (1976), em 03/03; “Cruz e Souza – O Poeta do Desterro” (1998), em 10/03; “Guerra dos Pelados” (1970), em 24/03; e o documentário “Revolução de 30” (1980), em 31/03.
A seguir, virão (não necessariamente nesta ordem) “Guerra do Brasil – Toda Verdade Sobre a Guerra do Paraguai” (1987), “O Contestado – Restos Mortais” (2010), “Yndio do Brasil” (1995), “República Guarani” (1981), “O Universo Graciliano” (2014) e “Rádio Auriverde” (1990), todos documentários.
Sobre cada filme:
– Falado em inglês, o roteiro de “Lost Zweig” é uma adaptação do livro “Morte no Paraíso: A Tragédia de Stefan Zweig”, de Alberto Dines. A história retrata a fase final da vida do escritor austríaco Stefan Zweig, quando ele deixou seu país natal, no início da Segunda Guerra Mundial, e veio com a mulher, Lotte, viver no Rio de Janeiro, mas os dois acabaram se suicidando, juntos, em terras brasileiras, no ano de 1942. No filme, Stefan Zweig é interpretado pelo ator alemão Rüdiger Vogler, protagonista de diversos filmes de Wim Wenders, entre eles “Alice nas Cidades”, “Movimento em Falso” e “No Decorrer do Tempo”. Vencedor dos prêmios de Melhor Roteiro, Melhor Atriz (Ruth Rieser) e Melhor Direção de Arte no Festival de Brasília.
– Com elenco primoroso reunindo Lilian Lemmertz, Carlos Vereza, Selma Egrei, Míriam Pires, Kate Hansen e Sérgio Hingst, “Aleluia Gretchen” retrata uma família alemã muda-se para uma pequena cidade no interior do estado do Paraná, e compra um hotel lá, que logo se torna uma espécie de ponto de encontro de simpatizantes do nazismo. Vencedor dos prêmios de Melhor Ator Coadjuvante (José Maria Santos) e Melhor Direção de Fotografia no Festival de Gramado 1976, e do prêmio APCA 1978 (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Ator (Sérgio Hingst), Melhor Roteiro e Melhor Cenografia.
– “Cruz e Souza – O Poeta do Desterro”, com roteiro escrito pelo próprio Sylvio Back, bela direção de fotografia de Antonio Luiz Mendes, e elenco reunindo Kadu Karneiro, Maria Ceiça, Léa Garcia e Guilherme Weber, o filme é sobre a vida do poeta João da Cruz e Sousa (1861-1898), retratando suas paixões, as questões sociais e seu fim trágico.
– “Guerra dos Pelados” é baseado no episódio histórico da Guerra do Contestado (1912-1916), quando em 1913, em Santa Catarina, houve um conflito envolvendo cessão de terras a uma estrada de ferro estrangeira. Os expropriados foram chamados de “pelados”, pois rasparam a cabeça e se entrincheiraram num reduto messiânico, lembrando Canudos. Filmado em Caçador (Santa Catarina), o roteiro chegou a detalhes na guerra corpo a corpo e na estratégia militar. O elenco traz grandes nomes como Otávio Augusto, Stênio Garcia, John Herbert e Zózimo Bulbul.
– “Revolução de 30” é um documentário que traz importantes informações sobre os antecedentes da revolução de 1930, o papel de São Paulo na política brasileira e o governo autoritário de Getúlio Vargas. As imagens são acompanhadas por legendas, canções da época, conforme pesquisa musical de Jairo Severiano, e comentários de Edgard Carone, Boris Fausto e Paulo Sérgio Pinheiro. A narração inclui ainda locuções originais de Maurício Lacerda (1931) e General Miguel Costa (1930).
A seguir:
– “Guerra do Brasil – Toda Verdade Sobre a Guerra do Paraguai”, selecionado para o Festival de Gramado 1987, é um documentário sobre a guerra do século XIX entre Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, e conta com as participações do jornalista brasileiro Hermano Henning e do historiador e museólogo paraguaio Carlos Pussineri Scala.
– “O Contestado – Restos Mortais” é um documentário que contextualiza a Guerra do Contestado, luta sangrenta entre caboclos e forças governamentais que ocorreu de 1912 a 1916, em Santa Catarina.
– “Yndio do Brasil”, selecionado para o Festival de Gramado 1995, é uma colagem de vários filmes, documentando a presença do índio brasileiro no cinema, desde 1912, ano da primeira aparição documentada, com imagens de arquivo dos atores Roberto Bonfim, Arduíno Colassanti, Elmo Califontes e Reginaldo Calmon.
– “República Guarani” conta a história da chamada República Cristã-Comunista dos Guaranis, formada por missões jesuíticas no Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, entre 1610/1767, e congregava cerca de 150.000 índios em quase cinquenta “Reduções” (as cidades organizadas pelos jesuítas). O filme conta com a participação do historiador e museólogo paraguaio Carlos Pussineri Scala.
– “O Universo Graciliano”, selecionado na competição oficial do festival É Tudo Verdade 2013, o filme é um panorama da vida e obra de Graciliano Ramos, falecido em 1953 e autor de grandes livros da literatura brasileira. O documentário combina materiais de arquivo, trechos de filmes e entrevistas com pessoas próximas ao escritor, entre elas Oscar Niemeyer, Lêdo Ivo, Luiza Amado e Paulo Mercadante.
– “Rádio Auriverde”, selecionado para o Festival de Gramado 1991, é um documentário sobre o papel das tropas brasileiras enviadas à Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, retratado com humor por uma rádio pirata.
Ficha Técnica
– “Lance Maior”: o primeiro longa-metragem do catarinense Sylvio Back. O filme, rodado em Curitiba e lançado em 1968, recebeu os prêmios de Melhor Atriz (Irene Stefânia) e Melhor Cartaz (Manoel Coelho), no II Festival de Brasília. Além disso, foi recebido com elogios pela crítica, considerado um “clássico” do cinema urbano brasileiro.
Lost Zweig + Making Off, em 24/02
Brasil, 2003, Drama, 113 min
Direção: Sylvio Back
Elenco: Rüdiger Vogler, Ruth Rieser, Daniel Boaventura, Kiko Mascarenhas, Daniel Dantas
Sinopse: A última semana de vida do escritor judeu-austríaco Stefan Zweig (Rüdiger Vogler), autor do famoso livro “Brasil, País do Futuro”, e de sua jovem esposa Lotte (Ruth Rieser). O casal, num pacto cercado de mistério, se suicida em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, logo após o carnaval de 1942.
Aleluia Gretchen, em 03/03
Brasil, 1976, Drama, 118 min Direção: Sylvio Back
Elenco: Selma Egrei, Lilian Lemmertz, Carlos Vereza, Míriam Pires, Kate Hansen e Sérgio Hingst
Sinopse: Uma família alemã muda-se para uma pequena cidade no interior do estado do Paraná, e compra um hotel lá, que logo se torna uma espécie de ponto de encontro de simpatizantes do nazismo.
Cruz e Souza – O Poeta do Desterro, em 10/03
Brasil, 1998, Drama, 86 min
Direção: Sylvio Back
Elenco: Sylvio Back, Kadu Karneiro, Maria Ceiça, Léa Garcia e Guilherme Weber
Sinopse: Material dos bastidores do filme “Cruz e Souza – O Poeta do Desterro”, de Sylvio Back, sobre a vida do poeta João da Cruz e Sousa (1861-1898), retratando suas paixões, as questões sociais e seu fim trágico.
Guerra dos Pelados, em 24/03
Brasil, 1970, Drama, 98 min
Direção: Sylvio Back
Elenco: Irineu Adami, Otávio Augusto, Stênio Garcia, John Herbert, Zózimo Bulbul e João Miguel Barbizan
Sinopse: Em 1913, no estado de Santa Catarina, o Governo cede algumas terras a uma empresa ferroviária estrangeira, dando origem à revolta dos antigos proprietários das terras. O episódio ficou conhecido como Guerra dos Pelados.
Revolução de 30, em 31/03
Brasil, 1980, Documentário, 118 min
Direção: Sylvio Back
Sinopse: Uma reconstituição dos fatos que antecederam a Revolução de 30 em São Paulo e os acontecimentos durante o movimento através da montagem de imagens de arquivo da época e outros recursos audiovisuais, como cinejornais, filmes do período, canções célebres daqueles anos, além de comentários de alguns historiadores.
Guerra do Brasil – Toda Verdade Sobre a Guerra do Paraguai
Brasil, 1987, Documentário, 104 min
Direção: Sylvio Back
Sinopse: Entre 1864 e 1870, a América do Sul é palco do maior e mais sangrento conflito armado do século, conhecido como a “Guerra do Paraguai”, ou “Guerra Grande”, para os paraguaios. Misturando realidade e ficção, o doc debate este “ensaio” da I Guerra Mundial, que envolveu Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, vitimando em torno de um milhão de pessoas. No filme entrelaçam-se a história oficial, o imaginário popular e a crítica de militares, cronistas e historiadores, articulado a um complexo painel iconográfico e musical, e a um resgate visual do teatro de operações no Paraguai.
O Contestado – Restos Mortais
Brasil, 2010, Documentário, 118 min
Direção: Sylvio Back
Sinopse: O resgate mítico da chamada Guerra do Contestado, ocorrida entre 1912 e 1916. O sangrento episódio envolveu milhares de civis e militares e colocou Paraná e Santa Catarina em disputa por questões territoriais.
Yndio do Brasil
Brasil, 1995, Documentário, 70 min
Direção: Sylvio Back
Sinopse: Colagem de dezenas de filmes nacionais e estrangeiros de ficção, cinejornais e documentários, revelando como o cinema vê e ouve o índio brasileiro desde quando foi filmado pela primeira vez, em 1912. São imagens surpreendentes, emolduradas por músicas temáticas e poemas, que transportam o espectador a um universo idílico e preconceituoso, religioso e militarizado, cruel e mágico, do índio Brasileiro.
República Guarani
Brasil, 1981, Documentário, 100 min
Direção: Sylvio Back
Sinopse: A expulsão dos jesuítas das Américas, ocorreu em uma área habitada por índios guaranis e banhada por três rios: Paraná, Uruguai e Paraguai. Este filme retrata a cultura e a história dos guaranis e o que eles sofreram.
O Universo Graciliano
Brasil, 2014, Documentário, 84 min
Direção: Sylvio Back
Sinopse: Um panorama da vida e da obra do autor Graciliano Ramos, falecido em 1953, e responsável por grandes livros da literatura brasileira, como “São Bernardo”, “Vidas Secas”, “Angústia”, “Infância” e “Memórias do Cárcere”. O filme combina diversos materiais de arquivo com entrevistas de pessoas próximas ao escritor.
Rádio Auriverde
Brasil, 1990, Documentário, 70 min
Direção: Sylvio Back
Sinopse: O filme retrata a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial de outro ângulo, mostrando a guerra psicológica que abalou a presença da Força Expedicionária Brasileira na Itália.
Lance Maior
Brasil, 1968, 100min, 14 anos
Direção: Sylvio Back
Elenco: Reginaldo Faria, Regina Duarte, Irene Stefânia, Isabel Ribeiro, Lota Moncada, Lúcio Weber, Edson D’Ávila, Cecília de Cristo, Sérgio Bianchi e Ileana Kwasinski.
Sinopse: Regina Duarte é Cristina, uma jovem rica, orgulhosa e emancipada. Ela se envolve com Mário, interpretado por Reginaldo Faria, estudante universitário e bancário, que vê na relação dos dois uma chance de ascender socialmente. Entre os dois está a sensual comerciária Neusa, vivida por Irene Stefânia, uma jovem revoltada com a condição humilde de sua família. Cada um buscando um lugar ao sol ao seu próprio modo, eles se enredam em um diabólico jogo de amor e sexo.
Assine o À La Carte aqui.