Dono de uma filmografia impressionante, Steven Spielberg assinou como diretor e produtor inúmeros sucessos que marcaram gerações, conquistaram público e crítica nos 31 longas-metragens que formam a mostra Spielberg. Um presente para os fãs (re)verem os filmes e, para os mais jovens, poderem assistir na tela grande muitas de suas obras primas. Com curadoria de José de Aguiar e Marina Pessanha, produção da Firula Filmes, a mostra tem patrocínio do Banco Votorantim, apoio do CineSesc SP e realização do Centro Cultural Banco do Brasil.
Com mais de 50 anos de carreira, Steven Spielberg é um dos diretores mais bem-sucedidos da história do cinema. Ele já recebeu nada menos do que 208 prêmios, entre eles três Oscar – Melhor Diretor e Melhor Filme por A Lista de Schindler (1994) e Melhor Diretor por O Resgate do Soldado Ryan (1999) -, além do Prêmio Memorial Irving G. Thalberg (1987), dado pela Academia aos produtores que tem uma produção constante de filmes de qualidade; Melhor Roteiro, no Festival de Cannes 1974, por Louca Escapada; o César Honorário (1995) e o Leão de Ouro pela Carreira, no Festival de Veneza 1993. O mais recente foi o Urso de Ouro Honorário, no Festival de Berlim 2023.
Além da exibição dos filmes, a mostra Spielberg oferece um curso gratuito, com os curadores Marina Pessanha e José de Aguiar, nos dias 3, 4 e 5 de maio, às 13h30. As aulas terão duração de 2 horas e os participantes receberão um diploma. As inscrições devem ser feitas através do e-mail cursospielberg@gmail.com até o dia 3 de maio ou até as vagas serem preenchidas.
A mostra realizará uma sessão inclusiva de E.T. O Extraterrestre (1982), com audiodescrição, legendagem descritiva e tradução para LIBRAS, no dia 13 de abril, às 16h, com entrada franca. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente 1h antes, somente na bilheteria do CCBB.
E, no fim de semana dos dias 22 e 23 de abril, a mostra dará um presente a mais para os fãs de Indiana Jones: uma “maratona” com exibições de quatro filmes da franquia e presença de cosplay de Indy.
Haverá também um debate, no dia 26 de abril, às 19h, com os críticos Fábio Andrade e Pedro Butcher e mediação do curador José de Aguiar. O evento terá tradução para LIBRAS e entrada franca.Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente 1h antes do evento, somente na bilheteria do CCBB.
O público terá acesso gratuito também a um catálogo feito especialmente para a mostra, com textos inéditos de críticos e pesquisadores e outros textos relevantes já publicados sobre a obra do cineasta; filmografia comentada e ficha técnica de todos os filmes selecionados; e fotografias dos filmes, bastidores das filmagens e do próprio diretor.
Antes do Rio de Janeiro, a mostra Spielberg foi realizada no CCBB Brasília (8 de fevereiro a 5 de março), CCBB São Paulo (1 a 27 de março) e CineSesc SP (2 a 8 de março).
Os ingressos para as sessões de cinema, no CCBB Rio de Janeiro, custam R$ 10 e R$ 5 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria física ou no site do CCBB, a partir das 9h do dia da sessão. Em todas as sessões serão reservados cinco ingressos gratuitos para a população de baixa renda (basta apresentar o CadÚnico na bilheteria).