carvão filme sp day carvão filme sp day

SP Day é apresentado no Festival de Cinema de San Sebastián

Durante a quinta missão do CreativeSP, o Governo de São Paulo apresenta neste domingo (18) o SP Day no Festival Internacional de Cinema de San Sebástian, na Espanha. Abrolhos Produções, Cinematográfica Superfilmes, Intro Pictures, Multiverso Produções, Openthedoor Studios são as cinco empresas selecionadas para participar do programa de internacionalização da economia criativa, fruto de parceria entre a InvestSP e as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e de Relações Internacionais.

O objetivo é impulsionar o intercâmbio internacional das empresas paulistas do setor e atrair investimento estrangeiro para o Estado. A missão para o festival de San Sebástian, que teve início nesta sexta-feira (16) e segue até o dia 24 de setembro, conta ainda com apoio do Cinema do Brasil.

Neste domingo, o destaque da programação do SP Day no festival espanhol é o longa-metragem Carvão, da premiada curta-metragista Carolina Markowicz. A obra conta a história de uma família do interior que recebe uma proposta interessante, porém perigosa para hospedar um desconhecido.

Rodado em Joanópolis, interior paulista, foi finalista na disputa que definiu qual filme brasileiro concorreria a uma indicação ao Oscar 2023. Selecionado para o Festival de San Sebástian, fez sua pré-estreia mundial no Festival de Toronto, que termina neste domingo no Canadá.

O secretário de Relações Internacionais de São Paulo, Julio Serson, pontua que o Estado tem um olhar muito atento ao setor do audiovisual. “São Paulo concentra mais de 40% de todas as empresas do audiovisual do país, segundo dados da Ancine, a Agência Nacional de Cinema”, afirma. “É um setor que ocupa posição de destaque na produtividade industrial brasileira, entre as cinco maiores indústrias do país, movimentando mais de R$ 27,5 bilhões e ultrapassando 300 mil postos de trabalho diretos e indiretos.” Segundo Serson, a área sofreu muito durante a pandemia e é necessário fomentar a produção paulista em busca de novos negócios.

“Esta é a segunda missão do Creative SP voltada para o setor cinematográfico e estamos muito bem representados”, afirma Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa. “A missão anterior realizada em maio para o Festival de Cannes deve gerar em um ano mais de mil empregos no estado e quase R$ 150 milhões em negócios no período, cerca de 300 vezes mais que o investimento público na viagem.”

Criatividade paulista

O Creative SP tem como objetivo fortalecer e promover o setor de economia criativa. Os eventos que integram o programa são focados em entretenimento, tecnologia, cinema, games, artes cênicas, música, literatura, artes visuais e design. A ação vai destinar R$ 5,5 milhões para um total de oito missões para eventos setoriais estratégicos internacionais ao longo de 2022. Os participantes poderão ter um reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis e acesso a ações de capacitação e consultoria. As empresas e instituições participantes arcam com 50% dos custos das viagens e contam com assessoria e monitoramento de resultados e participar de rodadas de negócios, além de acompanhamento pós-eventos. Já foram realizadas missões para o SXSW, nos Estados Unidos, o Festival Fringe, na Escócia, e a Gamescom, na Alemanha.

A seguir

As próximas missões do CreativeSP serão para o C2 Montreal, no Canadá e para a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, cujas inscrições estão abertas.

Para participar da seleção, empresas e instituições com sede em São Paulo precisam apresentar um histórico da organização e do representante escolhido para a missão, um texto sobre como o evento pode contribuir para as atividades da organização e um plano estratégico para o mercado internacional.