Solos, curta-metragem de São Paulo, terá sua estreia mundial na mostra “La Cinef”, parte do Festival de Cannes, que ocorre de 16 a 27 de maio em Cannes, França. O curta foi o filme de conclusão de curso de alunos da FAAP e a La Cinef é uma seção de Cannes voltada para filmes universitários, esse ano o filme é o único filme latino na competição da mostra La Cinef. O filme se junta a outros 5 filmes brasileiros que farão parte do 76º Festival de Cannes.
Solos conta a história de Leonardo, um jovem pedreiro que passa a escutar um estranho som vindo do chão na obra em que está trabalhando. O filme passa por temas como a expansão desenfreada do mercado imobiliário e a ligação desse fato com o apagamento das nossas memórias ancestrais e originárias.
O curta-metragem, escrito e dirigido pelo paulista Pedro Vargas, de 25 anos, foi produzido durante a pandemia e contou com uma filmagem cercada de precauções e cuidados. A temporalidade do filme ficou registrada nas máscaras usadas pelos personagens, mas sem transformar a COVID-19 no tema principal do filme.
Assista ao trailer:
Sinopse oficial – Solos
Em um canteiro de obras da cidade de São Paulo, Leonardo, um jovem pedreiro, começa a escutar um estranho som que vem do solo da obra em que trabalha.