sem descanso sem descanso

Sem Descanso | Documentário sobre violência policial divulga trailer

Documentário relata história real de violência da políciaFilme participa do San Francisco Black Film Festival e tem estreia prevista para o segundo semestre

Sem Descanso (Restless), do diretor Bernard Attaldivulga seu trailer oficial. O filme relata uma história real, que expõe a atual violência policial, e mostra através de fatos a urgência deste tema ser debatido pela sociedade brasileira.

Sem Descanso participa do San Francisco Black Film Festival em edição virtual em junho. O documentário já participou em 14 festivais em todo mundo, inclusive na Competição Principal da Première Brasil do Festival do Rio 2019, e venceu quatro prêmiosMelhor documentário no Black Montreal International Film Festival; Melhor documentáriono Fenavid Santa Cruz da Bolívia; Melhor longa no Araial CinefestMenção de excelência noImpact Doc Awards; Prêmio Vertentes de Cinema de Melhor Documentário do Festival do Rio 2019

lançamento está previsto para o segundo semestre. nova versão do trailer apresenta imagens e relatos que mostram o paralelo entre a situação da violência policial no Brasil e o movimento Black Lives Matter nos EUA. 

O documentário mostra como Geovane, um jovem morador da Suburbana de Salvador, Brasil, foi levado, em 2014, por uma viatura da Policia Militar em pleno dia. Depois de uma investigação conduzida pelo próprio pai e pelo jornal local, o corpo foi encontrado esquartejado e sete policias foram indiciados. A polícia brasileira é uma das mais violentas no mundo. As vítimas são principalmente os jovens negros da periferia das cidades. 

Sem descanso e sem solução

Os casos são raramente elucidados e as famílias ficam na ignorância do destino dos seus filhos. Mas o pai de Geovane se recusou a descansar até descobrir o paradeiro do seu filho. A narrativa, de caráter investigativo, costura a trama e a procura das raízes históricas e sociológicas da violência policial. O documentário foi produzido pela Santa Luzia Filmes e tem distribuição da Livres Filmes.

Nas palavras do diretor Bernard Attal, “a violência policial no Brasil alcançou tal nível que se pode falar hoje de um verdadeiro genocídio contra a juventude negra das periferias das cidades.  A culpa é da sociedade toda, não somente da polícia, mas também dos governantes, do judiciário e da população em geral que tolera tal violência”.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para nos seguir em todas as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube) para não perder nenhuma novidade.