A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais escolheu o documentário “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, para representar o Brasil no Oscar 2024.
O documentário se passa no centro do Recife, mostrando a história do centro da cidade contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos. O filme fez sua estreia mundial durante o Festival de Cannes deste ano.
“Retratos Fantasmas” foi escolhido pela Academia Brasileira após uma reunião-geral com os membros votantes. Dentre os títulos que estavam concorrendo estavam o cearense “Estranho Caminho”, de Guto Parente; “Noites Alienígenas”, de Sergio de Carvalho; “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria; “Pedágio”, de Carolina Markowicz; e “Urubus”, de Claudio Borrelli.
Segundo Dalenogare, crítico de cinema, professor universitário e membro da Academia Brasileira, o filme tem sido bem recebido nos festivais pelo mundo.
O filme tem ampla visibilidade no circuito de festivais e vem sendo bem recebido. E a presença do Kleber e equipe no Festival de NY será fundamental! Comento no canal em breve!
— Waldemar Dalenogare (@DalenogareW) September 12, 2023
O Oscar 2024 está previsto para acontecer em 10 de março de 2024. Já os indicados ao prêmio serão anunciados em 23 de janeiro de 2024.