medusa medusa

Prêmio Aceccine 2024 anuncia filmes vencedores

A Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) anuncia os filmes que mais se destacaram em 2023, segundo o corpo de associados composto por profissionais da crítica de cinema que atuam no Ceará. Ao longo das etapas de votação, foram citados 66 filmes entre longas, médias e curtas-metragens.

Com trajetórias em festivais de cinema, os cearenses “Um Jóquei Cearense na Coreia”, de Guto Parente e Mi-kyung Oh, e “Barra Nova”, de Diego Maia, também fora exibidos fora desse contexto – o longa-metragem entrou em circuito comercial e o curta-metragem foi exibido junto de outra pré-estreia no Cineteatro São Luiz. O carioca “Medusa”, de Anita Rocha da Silveira, entrou em cartaz no início do ano, enquanto o paraense “Cabana”, de Adriana de Faria, e o norte-americano “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese, chegaram no segundo semestre. 

“De forma geral, percebe-se uma distância entre os lançamentos, mostrando que o resultado procura abraçar filmes que se destacaram ao longo do ano. Não há um recorte específico, mas sim um olhar sobre obras com múltiplas temáticas”, pontua Raiane Ferreira, secretária geral da gestão. “Esses filmes nos contam histórias distantes, também, das feridas de um passado colonial tanto no centro dos EUA contra o Povo Osage quanto no norte do Brasil contra a revolta da Cabanagem, do presente na redescoberta da natureza, da imigração como uma resposta ácida para os sonhos e do repreensível futuro de um país fundamentalista”, comenta o presidente Arthur Gadelha.

cabana

Prêmio Aceccine 2024:

Melhor Longa-metragem Cearense:

“Um Jóquei Cearense na Coreia”, de Guto Parente e Mi-kyung Oh

Melhor Longa-metragem Brasileiro:

“Medusa”, de Anita Rocha da Silveira

Melhor Longa-metragem Estrangeiro:

“Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese

Melhor Curta-metragem Cearense:

“Barra Nova”, de Diego Maia

Melhor Curta-metragem Brasileiro:

“Cabana”, de Adriana de Faria

Para as categorias de melhor longa-metragem brasileiro e estrangeiro, estavam elegíveis os lançamentos comerciais entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023 tanto em circuito presencial quanto em streaming. Na categoria de melhor longa-metragem cearense, assim como nas duas categorias de curta-metragem, também foram consideradas as produções exibidas em festivais e mostras presenciais ou virtuais.