Para Além da Curva da Estrada estreia dia 9 de novembro

A realidade das estradas brasileiras através dos olhos de quem melhor as conhece: o caminhoneiro. Essa é a premissa de “Para além da curva da estrada”, segundo documentário de Guilherme Azevedo, diretor do premiado “Tim Lopes – Histórias de Arcanjo”, que chega às salas de cinema no dia 9 de novembro.

Durante 50 dias, Guilherme e sua equipe percorreram, ao lado do caminhoneiro Jorge Lisboa, 25.000km de estradas de um Brasil até então conhecido por poucos.

Ao longo de 75 minutos, “Para Além da Curva da Estrada” desvenda a realidade das estradas brasileiras através do olhar de caminhoneiros. Histórias de amor pelas estradas, de dor e superação são apenas alguns dos relatos emocionantes de quem ama e vive essa profissão.  Um filme atual, que retrata a realidade social e cultural dos dias de hoje do nosso Brasil.

“Começamos a filmar querendo contar algumas histórias e acabou que o documentário mostra a realidade atual das estradas. As histórias contadas no filme estão sendo mostradas nos jornais e TVs diariamente”, conta Azevedo.

O documentário já chega às salas de cinema com o prêmio de melhor documentário no Barcelona Planet Film Festival. Ainda antes da estreia foi selecionado para o Roma Cine Doc 2017, Cabo Verde International Film Festival 2017, Los Angeles Cinefest, 22º Festival Cine Fuentes e o Alive Doc International Documentary Film Festival 2017.

“Para além da curva da estrada” tem produção Avexi Filmes, coprodução da Globo Filmes e GloboNews e patrocínio Mercedes-Benz, Maxilabor Diagnósticos e Target Américas. A estreia nos cinemas será no dia 9 de novembro com distribuição da O2 Play.

Ficha Técnica: 

Para além da curva da estrada

Estreia: 9 de novembro
2017 | Brasil | cor | documentário | 2017 min.
Sinopse: O documentário foi desenvolvido a partir da perspectiva do caminhoneiro Jorge Lisboa, o personagem principal do filme. Só quem percorreu o Brasil por suas estradas sabe que existe um país invisível, mas ao alcance do olhar atento de quem faz esse itinerário para ganhar a vida.

Direção e Roteiro: Guilherme Azevedo
Argumento: Bruno Quintella
Montagem: Daniel Pereira
Direção de fotografia: Jairo Ferreira
Assistente de câmera: Jackson Cerqueira
Som direto: Carlos Sotto, Vitor Goes
Produção: Nando Gomes e Isadora Bertolini
Consultoria: Emilio Gallo
Comercial: Wandeka Pinhão

Produção Avexi Filmes
Parceiros: Co-produção Globo Filmes e Globo News
Patrocínios, Mercedes-Benz, Maxilabor Diagnósticos e Target Américas
Apoio Cultural: Sansuy
Distribuidora: O2Play
Finalização: Afinal Filmes

O diretor:
Há 35 anos no mercado, Guilherme Azevedo trabalhou durante 20 anos em televisão como repórter cinematográfico. Fez a direção de fotografia de séries de reportagens e coberturas jornalísticas que marcaram a história do país e do mundo para diversos programas da TV Globo.

Filmografia: 

“Tim Lopes – Histórias de Arcanjo” (2013): O filme recebeu o prêmio de melhor longa-metragem documentário do Júri popular do Festival do Rio 2013 e Melhor filme estrangeiro do San Diego Black Film Festival de 2014.

Fátima no Brasil (2016) direção de fotografia e montagem – Documentário exibido no GNT e na Tv Globo Canal

“Thiago de Mello, 70 Anos de Amazônia”, direção. 
Documentário filmado em 2002 e que conta a vida e a obra do poeta, mostrando a Amazônia através de sua visão poética e jornalística.

“O Brasil é o Bicho”, direção e direção de fotografia: Filmado em 2002, virou uma série de reportagens de 14 episódios exibidos no Fantástico, da TV Globo.

“Ecos do Brasil” (2013), direção de fotografia: Série de 13 episódios para a TV, apresentada pelo ambientalista Dener Giovanini, resgata a memória ambiental recente do Brasil.

Em produção: “Enfim, nas nuvens” – As histórias de Ulysses Guimarães“, direção: Documentário retoma um período importante da história do país, através de um dos seus personagens mais emblemáticos.

GloboNews e Globo Filmes – A associação entre a GloboNews e a Globo Filmes tem entre seus principais objetivos formar platéias para o documentário e, em consequência, ampliar o consumo desses filmes nas salas de cinema. A parceria tem contribuído para um importante estímulo ao documentário no Brasil, onde o gênero ainda tem pouca visibilidade quando comparado aos demais países. A iniciativa visa o fortalecimento e a promoção dentro do mercado audiovisual brasileiro, através da co-produção e da exibição desses longas.

O projeto completa três anos em 2017 e a parceria estimula a criação de longas-metragens que, após a exibição nas salas de cinema, vão ao ar na emissora. Ao longo desse período, os filmes foram vistos por mais de seis milhões de pessoas no canal por assinatura e o alcance médio das produções foi de 450 mil telespectadores por exibição. Entre este ano e 2018, serão mais de 80 filmes em produção, envolvendo mais de 60 produtoras de diferentes regiões do país, ajudando a fomentar o mercado.

O2 Play- Distribuidora digital, a O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes, e faz parte do grupo O2. Em atividade desde 2013, a O2 Play lançou em cinema filmes como CIDADE CINZA, da Sala 12, com os grafiteiros Os Gêmeos, LATITUDES, com Alice Braga e Daniel de Oliveira, A LEI DA ÁGUA, de André D’Elia com produção de Fernando Meirelles.

A O2 PLAY é um agregador de iTunes, Google Play, Netflix, Now e outras plataformas de VOD, e realiza a distribuição digital e encoding para dezenas de títulos e séries, além de vendas para TV e mercado internacional.

Festivais selecionados até o momento: 
ROMA CINE DOC 2017
CABO VERDE INTERNATIONAL FILM FESTIVAL 2017
LOS ANGELES CINEFEST
22º FESTIVAL CINE FUENTES
ALIVE DOC INTERNATIONAL DOCUMENTARY FILM FESTIVAL 2017