Com o anúncio dos vencedores da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem de Animação, terminou na noite de domingo, 8 de novembro, o 2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web, que durante quatro dias, promoveu, além das exibições de filmes, bate-papos, debates, webinar e workshop voltados para o mercado da animação, game e web. A programação foi transmitida pelos canais do YouTube do Anima Ceará, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Lé com Cré, curta de estreia de Cassandra Reis, de São Paulo, foi vencedor do troféu de Melhor Curta-Metragem e do prêmio de R$ 5 mil. Vento Viajante, de Analúcia Godoi, do Espírito Santo, realizado com alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA, de escolas municipais de Icapuí, no Litoral Leste do Ceará, foi vencedor na categoria de Melhor Filme Infantil.
Duas produções pernambucanas foram premiadas na mostra. O Mundo de Clara, de Ayodê França, venceu na categoria de Melhor Trilha Sonora, e Barbas de Molho, de Eduardo Padrão e Leanndro Amorim, ficou com o troféu de Melhor Roteiro. O júri da mostra, composto por Carol Carlini (CE), Marcelo Marão (RJ) e Nathália Forte (CE) concedeu ainda Menção Honrosa ao curta Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno H Castro, Guto BR, de Campinas, São Paulo.
O 2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web é uma realização da Aguaboa Cultural e da Irê Brasil. Tem o patrocínio exclusivo da Oi, através do Mecenato Estadual do Ceará, apoio cultural do Oi Futuro e o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura.
Os premiados
MENÇÃO HONROSA:
Sangro. Tiago Minamisawa, Bruno H Castro, Guto BR (codireção). 7’. 2019. Campinas/SP.
MELHOR TRILHA SONORA:
O Mundo de Clara. Ayodê França. 7’. 2019. Recife/PE.
MELHOR ROTEIRO:
Barbas de Molho. Eduardo Padrão e Leanndro Amorim. 11’. 2019. Recife/PE.
MELHOR FILME INFANTIL:
Vento Viajante. Analúcia Godoi e alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA (escolas municipais de Icapuí, Ceará). 7’. 2020. Vitória/ES.
MELHOR CURTA-METRAGEM:
Lé com Cré. Cassandra Reis. 5’. 2018. São Paulo/SP.
Aproveite para conferir o Se Anime, nosso podcast dedicado ao mundo da animação.