o insulto filme o insulto filme

O Insulto | Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro estreia no Canal Brasil

Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e vencedor de 17 prêmios internacionais – incluindo o Prêmio Volpi de melhor ator e uma indicação ao Leão de Ouro no Festival de Veneza – “O Insulto” estreia no Canal Brasil, no domingo, dia 06, às 23h15. O longa-metragem do libanês Ziad Doueiri mostra os efeitos da interminável guerra religiosa no Oriente Médio a partir de uma pequena briga entre um cristão e um refugiado palestino.

Tony Hanna (Adel Karam) possui uma pequena oficina de automóveis em Beirute, capital do Líbano. A rua em que mora está passando por obras, comandadas por Yasser Abdallah Salameh (Kamel El Basha), um capataz de origem palestina. O apartamento do mecânico apresenta uma falha estrutural e começa a pingar água na rua. Abordado pelo mestre de obras, ele se recusa a aceitar o conserto e, quando o reparo é feito mesmo sem a sua autorização, ambos começam a travar uma batalha.

A diferença de credos é suficiente para transformar um pequeno desentendimento em uma briga nacional. Ambos trocam agressões verbais e físicas e um pequeno vazamento mostra-se, literalmente, a gota d’água para incendiar um país – e uma região – tão dividida por origens e liturgias. Tony ganha o apoio dos cristãos e judeus, utilizando argumentos sionistas para rebaixar e humilhar a história palestina na região. Por outro lado, Yasser inflama refugiados, assim como ele, por utilizar a violência física e aumenta ainda mais a rivalidade entre os dois povos. O que era apenas uma briga entre duas pessoas comuns por um motivo simples ganha proporções catastróficas e torna-se um caso polêmico na justiça libanesa.

O Insulto (2018)
Direção: Ziad Doueiri
Classificação: 14 anos
Horários: domingo, dia 06/09, às 23h15 e quinta, dia 10/09, às 4h – no Canal Brasil