Nos 100 anos da Revolução Russa, Curta! apresenta documentário inédito no Brasil

‘1917 – CONSTRUINDO A REVOLUÇÃO RUSSA’ FAZ PARTE DE SELEÇÃO ESPECIAL DE CONTEÚDOS TEMÁTICOS QUE JÁ ESTÁ DISPONÍVEL ON DEMAND

A Revolução Russa, um dos mais importantes marcos históricos do mundo contemporâneo, que levou à tomada de consciência do povo, derrubou um rei e a monarquia, e deu origem ao primeiro país socialista do mundo, a União Soviética, completa 100 anos em 2017. Para esclarecer todo o processo que levou alguns meses de conflitos, lutas e debates de ideias, além de ter constituído personagens que compõem a história moderna, o Curta! apresenta uma seleção especial de conteúdos, disponíveis tanto na programação linear quanto no on demand, através do NOW, para assinantes Net. Para assinantes Net, já estão disponíveis no NOW o documentário inédito no Brasil, “1917 – Construindo a Revolução Russa”, e a série “Adeus Camaradas”.

Na programação linear, o Curta! exibe a partir desta Terça das Artes, 17, às 19h, a série “Adeus Camaradas”. Ao longo de seis episódios, os diretores Andrei Nekrasov e Jens apresentam uma perspectiva sobre a ascensão e a queda do império soviético a partir de documentos pessoais e imagens de arquivo, além dos registros capturados por eles em 12 países europeus. No primeiro episódio, “Apogeu”, os diretores retratam o ano de 1975, quando aparecem as primeiras rachaduras no império soviético.

Já 1917 – Construindo a Revolução Russa”, disponível on demand, é um documentário da Arte France dirigido por Stan Neumann que revela a teoria e a prática das ideias propostas pela revolução através das narrativas de dois dos seus principais personagens: Maxim Gorky e Vladimir Illyich Lenin. Através de arquivos exclusivos e de recursos de animação, o diretor Stan Neumann mergulha nos eventos, dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917. Na programação linear, o público poderá conferir o longa-metragem na Sexta da Sociedade, dia 10 de novembro, às 23h.

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.